Participantes integrarão equipe de apoio e foram escolhidos conforme perfil e experiências prévias na área

A primeira turma do “Curso de Formação de Preparadores e Supervisores de Processo de Mentoria” acaba de ser concluída. Participaram do treinamento 20 servidores públicos federais, que foram selecionados por experiências anteriores com o tema e áreas afins. As aulas foram realizadas na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, nos dias 17 e 18 de maio. 

Os profissionais vão compor o time de assessores do programa de Mentoria da Escola. Com o término do curso, os participantes estão aptos a auxiliar tanto mentores quanto mentorados em diversos aspectos, como preparação prévia dos encontros, utilização de técnicas para condução das sessões, simulações e exercícios práticos, Eles também foram treinados para identificar fatores críticos de sucesso do programa, riscos e como evitá-los;

A capacitação desses servidores está incluída na metodologia do programa, focada na preparação de líderes capazes de garantir maior eficiência no setor público. “Com isso, novas iniciativas nesta área poderão ter apoio técnico da própria administração pública”, explica Mariana Carvalho, coordenadora do programa de mentoria para altos executivos do setor público.

Benefícios e início da mentoria

A mentoria é um processo de aprendizagem pessoal que dá apoio e suporte ao desenvolvimento de uma carreira. O mentor, um profissional mais experiente, investe seu tempo, compartilha seu conhecimento e apoia o crescimento profissional e pessoal do mentorado. O mentor fornece orientação, exemplos práticos e desafios para enriquecer seu modo de pensar e desenvolver seu potencial pessoal e profissional.

Em 2021, a coordenação-geral de capacitação de altos executivos da Enap lançou o projeto-piloto de mentoria para gestores do setor público (cargos comissionados de direção e assessoramento superiores). A iniciativa teve o apoio técnico da Lee Hecht Harrison - LHH, empresa líder mundial de desenvolvimento de talentos. O projeto foi tão exitoso que a Escola institucionalizou o programa na esfera federal.