Um catedrático holandês vem para um curso sobre governo digital; um aluno de Marajó  conta como a pandemia rendeu novas oportunidades de aprender

Ainda dá tempo de investir no seu desenvolvimento profissional em 2021. E, pensando nisto, a Enap  traz neste mês diversas oportunidades. Além do lançamento dos editais dos mestrados e doutorado profissionais e eventos programados para o mês, são 29 cursos com 38 turmas em 12 áreas temáticas. Façam suas escolhas. 

O catedrático da Delft University of Technology da Holanda, Marijn Janssen, vem para um curso exclusivo sobre governo aberto e digital. Janssen é professor titular em TIC e governança e suas pesquisas estão focadas em situações nas quais múltiplas organizações públicas e privadas precisam colaborar e usam tecnologias da informação e comunicação como elementos facilitadores. Ele também abordará o desenvolvimento de políticas públicas com dados e governo aberto.

As aulas  serão de 17 a 21 de maio, das 9 às 11h30, com tradução simultânea, na plataforma zoom. As inscrições vão até 14 de maio ou enquanto houver vagas. O curso é exclusivo para servidores e empregados públicos.

Da Holanda vamos direto para Breves, município que fica na Ilha de Marajó. Lá está um frequente aluno da Enap que atua no Instituto Federal do Pará. Hericley Serejo Santos tem 34 anos e conta que desde 2017 realiza cursos a distância na Enap, para aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar o atendimento à comunidade acadêmica. 

“Com a adequação de cursos presenciais para a modalidade virtual, aumentaram minhas chances de participar de capacitações de extrema relevância para minha atuação profissional, antes oferecidas apenas presencialmente”. Foi assim que nosso aluno conseguiu, desde abril deste ano, realizar três cursos do nosso catálogo:Uso de mídias sociais na comunicação institucional, Facilitação gráfica e registro visual, e Transformando serviços com design thinking, este último em andamento. Na boa linguagem popular, a isto chamamos de “malas que vêm por trem”, entendedores entenderão.

Os cursos citados por Santos estão com inscrições abertas em maio. “Os três cursos me surpreenderam, não somente pelo conteúdo - sempre muito atual, provocador e alinhado com as tendências da sociedade -, mas também pela qualidade dos instrutores e do apoio oferecido pela própria Enap, que esteve presente em todos os encontros virtuais, esclarecendo dúvidas, fornecendo informações e dando o suporte técnico necessário”.

Inovação

Facilitação gráfica e registro visual

Use a arte para registrar o pensamento visual na facilitação de reuniões e grupos de trabalho.

Carga: 21h

Curso: de 10 a 18 de junho

Inscrições até 31 de maio

 

Práticas ágeis de facilitação

Construído para servidores públicos federais  interessados em atuar com facilitação e condução de projetos de construção colaborativa. Serão priorizados servidores com experiência em facilitação e disponibilidade para atuar em projetos da Enap.

Carga: 15h

Curso: de 21 de maio a 17 de junho

Inscrições até 9 de maio

 

Introdução às compras públicas para inovação

Conheça as possibilidades e limites do uso do poder de compra do Estado como instrumento de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Carga: 22h

Curso: de 18 de maio a 25 de junho

Inscrições até 11 de maio

 

Design

Transformando serviços com design thinking

Transforme serviços utilizando uma das abordagens mais inovadoras da atualidade. Ao final do curso o participante será capaz de discutir criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel de solucionador de problemas de forma inovadora. Também é esperado que reconheça a importância da arte de inovar dentro das organizações.

Carga: 21h

Curso: de 07 a 11 de junho

Inscrições até 28 de maio

 

Comunicação

Relações interpessoais e feedback

Curso para servidores que atuam em funções gerenciais para lidar com diferentes perfis de servidores e equipes, exercitando o feedback para melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Carga: 21h

Curso: de 24 a 28 de maio

Inscrições até 14 de maio

 

Uso de mídias sociais na comunicação institucional

Aprenda a atuar na gestão da presença digital e no relacionamento virtual de instituições públicas com a sociedade. Você criará um plano para gestão da presença digital da sua instituição, conhecerá ferramentas de monitoramento digital e saberá como analisar alcance e engajamento de um perfil e de postagens públicas.

Carga: 18h

Curso: de 17 a 21 de maio

Inscrições até 7 de maio.

 

Gestão Estratégica

Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

Conteúdo  preparado para servidores públicos federais, estaduais e municipais, preferencialmente aqueles que exercem atividades gerenciais. Serão abordados tópicos como a evolução histórica do Estado e da Administração Pública, funções e esferas de atuação, relações público-privadas nas democracias modernas, poderes e deveres do administrador público com a sociedade civil e a Administração.

Carga: 14h

Curso: de 22 a 25 de junho

Inscrições: até 08 de maio

 

Elaboração de Indicadores de desempenho institucional

Se você é servidor ou empregado público federal, estadual ou municipal, atua na gestão estratégica e necessita criar indicadores de desempenho, aperfeiçoe seus conhecimentos com este curso.

Carga: 28h

Curso: de 1º a 4 de junho

Inscrições até 21 de maio

Curso de 06 a 09 de julho

Inscrições até 25 de junho

 

Gestão da Estratégia com BSC

Aprenda como montar um plano estratégico utilizando o Balanced Scorecard. O programa do curso ajuda a identificar a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas e os aspectos relevantes para sua implementação.

Carga: 28h

Curso: de 31 de maio a 04 de junho

Inscrições até 21 de maio

Curso: de 17 a 20 de maio

Inscrições até 7 de maio

 

Gestão de processos com foco em inovação

Aprenda a gerenciar processos organizacionais a partir da metodologia Business Process Management (BPM). Conteúdo voltado para conduzir gerenciamento de mudança de processos e de desempenho de processos corporativos.

Carga: 21h

Curso: de 17 a 19 de maio

Inscrições até 07 de maio

 

Gestão de riscos nas contratações públicas

O curso ajuda a identificar a relação da gestão de riscos com as contratações públicas, as principais normas internacionais que regulamentam o tema e a aplicar as principais ferramentas administrativas para identificar, analisar e mitigar riscos.

Carga: 21h

Curso: de 07 a 11 de junho

Inscrições até 28 de maio

 

Pensamento ágil em projetos

Aplique a mentalidade ágil a qualquer contexto e transforme sua equipe em um time ágil de gerenciamento de projetos.

Carga: 14h

Curso: dias 20 e 21 de maio

Inscrições até 10 de maio

 

Priorizando e selecionando projetos

Conecte os projetos ao plano estratégico de modo inteligente e ajude sua organização a ir mais longe.

Carga: 14h

Curso: 27 e 28 de maio

Inscrições até 17 de maio

 

Transformando ideias em projetos

Aperfeiçoe suas habilidades para elaborar Canvas de projeto consistente e coerente, de forma simples e prática. Atenção, o curso tem foco apenas em projetos organizacionais. Ele não se destina a interessados na elaboração de projetos de conclusão de curso ou projetos de pesquisa.

Carga: 14h

Curso: 24 e 25 de maio

Inscrições até 14 de maio

Curso: 07 e 08 de junho

Inscrições até 28 de maio

 

Gestão Pública

Contabilidade com foco na gestão da informação contábil

Se você trabalha com a criação de relatórios orçamentários, patrimoniais ou financeiros, dê uma olhada neste conteúdo. Ele foi desenvolvido para servidores públicos de qualquer nível ou esfera. Funcionamento da abertura do exercício contábil, manutenção de contabilidade íntegra e consistente, formas de exposição das informações contábeis, macrofunções do Siafi estão nos objetivos de aprendizagem.

Carga: 21h

Curso: de 07 a 14 de junho

Inscrições até 28 de maio

 

Gestão de projetos públicos

Compreenda os conceitos e aplique as ferramentas de gestão de projetos estabelecidos no PMBOK 6ª edição, no Scrum e na Gestão de Projetos de desenvolvimento (quadro lógico).

Carga: 24h

Curso: de 24 de maio a 03 de junho

Inscrições até 14 de maio

 

Setor público não estatal: avanços e desafios

Servidores e empregados públicos, preferencialmente os que trabalham com o terceiro setor, compreenderão melhor o funcionamento do setor público não estatal e as diferentes formas de organização na Administração Pública brasileira.

Carga: 20h

Curso: de 17 a 21 de maio

Inscrições até 12 de maio

 

Teoria e prática do Direito na Administração Pública

Obtenha uma visão geral do Direito na Administração Pública (teoria e prática) O participante compreenderá a importância e implicações do Direito no seu cotidiano de trabalho, com argumentos teóricos, exemplos práticos, ilustrativos e estudos de caso.

Carga: 28h

Curso: de 19 a 27 de maio

Inscrições até 09 de maio

Curso: de 1º a 10 de junho

Inscrições até 22 de maio

 

Logística e compras

Aplicação de penalidades nos contratos administrativos

Qual a legislação aplicável aos contratos administrativos? Quais os papéis dos atores que atuam na aplicação de penalidades em contratos? Quais as competências para sanções administrativas? Os participantes também analisarão a jurisprudência do TCU sobre o tema. Serão formadas duas turmas, com a mesma data de realização do curso.

Carga: 21h

Curso: de 17 a 21 de maio

Inscrições até 07 de maio (turma 1)

Inscrições até 07 de maio (turma 2)

 

Elaboração de termos de referência para contratação de bens e serviços

Os participantes conhecerão a legislação relacionada aos instrumentos de contratação, a importância do termo de referência e do projeto básico.

Carga: 14h

Curso: de 08 a 10 de junho

Inscrições até 29 de maio

 

Formação de pregoeiros – Prática

O curso tem o objetivo de preparar pregoeiros para uso do sistema ComprasNet, com simulações que permitam entender as etapas do pregão eletrônico.

Para fazer este curso, o servidor deve ter concluído com êxito o curso “Formação de pregoeiros – teoria”, disponível na Escola Virtual de Governo.

Carga: 7 horas

Curso: dias 27 e 28 de maio

Inscrições até 17 de maio

Curso: dias 1º e 02 de junho

Inscrições até 22 de maio

 

Gestão e fiscalização de contratos administrativos

Deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como manter o equilíbrio econômico-financeiro ou reequilibrar um contrato, conforme o caso? Este curso da Enap também trata da formalização do contrato administrativo segundo as normas aplicáveis e sobre como promover alterações contratuais dentro dos limites dados pela lei.

Carga: 28h

Curso: de 07 a 11 de junho

Inscrições até 28 de maio

 

Gestão de Pessoas

Atuação estratégica de equipes de gestão de pessoas

Se você é servidor que atua na área de gestão de pessoas, este curso é para você e sua equipe de trabalho. O curso propõe-se a preparar as equipes para atuarem como consultores internos no âmbito de suas responsabilidades para contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. Em maio teremos três turmas, duas acontecendo na mesma data.

Carga: 21h

Curso: 17 a 21 de maio

Inscrições até 7 de maio

Curso: 17 a 21 de maio

Inscrições até 7 de maio

Curso de 24 a 28 de maio

Inscrições até 14 de maio

 

Planejamento das ações de desenvolvimento com base em competências

Curso em formato de oficina para que os participantes planejem e elaborem ações de desenvolvimento de pessoas com o uso de métodos e técnicas aplicadas ao mapeamento de competências e construção de trilhas de aprendizagem.

Carga: 21h

Curso: de 17 a 21 de maio

Inscrições até 07 de maio

 

Orçamento e finanças

Processo legislativo orçamentário – Orçamento impositivo

Os participantes conhecerão a interação entre os poderes no processo de elaboração da peça orçamentária, as instituições que atuam com a aprovação do orçamento, as etapas, prazos e procedimentos na deliberação e aprovação da peça orçamentária. São abordados ainda os critérios para alteração das matérias orçamentárias e a proposição de emendas parlamentares.

Curso: de 19 a 26 de maio

Inscrições até 09 de maio

 

Governo Digital

Novos avanços em governo aberto (Open and digital government)

A Enap traz o professor holandês Marijn Janssen, referência mundial em governo aberto e digital. O curso fornece uma perspectiva teórica e prática sobre os avanços mais recentes no tema. Serão analisados os impactos da transformação digital no planejamento e implantação de políticas públicas. Haverá tradução simultânea.

Carga: 18h

Curso: de 17 a 21 de maio

Inscrições até 15 de maio

 

Ciência de dados

Excel descomplicado

O conteúdo apresenta conceitos da ferramenta bastante utilizada como meio de auxiliar na organização de tarefas e controle de rotinas administrativas. O aluno deve ter familiaridade com o uso de computadores com o Windows e tarefas básicas com arquivos, pastas, atalho de teclado.

Carga: 20h

Curso: de 07 a 17 de junho (noturno, aulas segundas, quartas e quintas-feiras)

Inscrições até 28 de maio

 

Desenvolvimento Gerencial

Liderança como essência da gestão

O papel do líder dentro das organizações faz diferença na efetividade dos processos de trabalho e entregas pretendidas. No curso serão caracterizados os diferentes estilos de liderança e formas de liderar equipes e os elementos necessários para compor times de alto desempenho.

Carga: 21h

Curso: de 24 a 28 de maio

Inscrições até 14 de maio

 

Educação

Didática para facilitação de aulas remotas

Esse curso foi desenvolvido para você, professor ou coordenador pedagógico, que quer aprender o jeito Enap de planejar e ministrar aulas remotas.

Carga: 35h

Curso: de 31 de maio a 11 de junho

Inscrições até 21 de maio

Curso: de 07 a 18 de junho

Inscrições até 28 de maio