O encontro reuniu pessoas de diferentes áreas de formação, conhecimento e interesse para compartilhar lições aprendidas


A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o evento Desafio + Brasil.

Com foco na transparência e na simplificação, o Desafio +BRASIL visou encontrar possíveis soluções aos obstáculos que dificultam as políticas públicas no Brasil, desde as transferências de recursos até a entrega de obras, bens e serviços para a população. Foram apresentados aos participantes problemas e gargalos existentes ao longo do ciclo de identificação das necessidades, execução e entrega das políticas públicas, no tocante a sistemas, processos de trabalho, comunicação, articulação, regras de negócio, capacitação e atendimento de suporte.

O evento Desafio +BRASIL convidou pessoas da Administração Pública e outros representantes da esfera civil para que, nesses dois dias, pudessem pensar em conjunto a respeito de inovações em software, hardware, processos, normativos e estratégias de capacitação de recursos humanos. 

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas, sob condução de mediador, com o objetivo de debater problemas, compartilhar experiências e expectativas de inovação para as políticas públicas. Também foram feitas discussões por meio de oficinas a partir de quatro perspectivas — obras, serviços, equipamentos e tecnologia da informação, com enfoque nos principais desafios, desde a fase de atos preparatórios até a execução e a prestação de contas.

Em seguida, foi iniciado um hackathon, onde hackers, gestores públicos e diversos outros profissionais se reuniram, por horas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias, desenvolver projetos de software e de hardware, além de propor novos processos de trabalho e marcos normativos. O foco dessa ação foi a geração de resultados para a sociedade.

Segundo o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme Almeida, o papel do governo é fornecer estrutura no qual a sociedade se conecta e faz as coisas funcionarem: “Precisamos começar a pensar e criar em conjunto, trabalhando cada vez mais em  colaboração, com a sociedade fazendo cada vez mais parte do processo de criação e tomadas de decisão”. Para ele, “é fundamental haver um desenvolvimento ágil, onde os projetos sejam pensados, criados, testados e executado com mais rapidez”.

         IMG 9098     DSC 0084