O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) encerrou as atividades do Palco Inovatio desta terça-feira (29), falando sobre o conceito “além das cidades inteligentes”, que busca usar a tecnologia e a imaginação como formas de criar oportunidades sociais e econômicas, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Kent Larson, diretor do City Science do MIT Media Lab - laboratório de pesquisa da escola de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - e Luis Alonso, pesquisador no City Science do MIT Media Lab participaram da mesa redonda que contou com a mediação de Gabriela Bìlá, pesquisadora graduanda no City Science do MIT Media Lab.
O diretor do laboratório do MIT abriu o painel abordando vários tipos de inovação: mobilidade, urbana e de ambientes transformáveis e versáteis, além de seu uso como importante ferramenta para a redução da emissão de CO2. Larson ressaltou que as pessoas precisam pensar nas cidades como organismos vivos, que podem se adaptar às necessidades de seus habitantes.
“Temos de sair deste conceito limitado de cidades inteligentes, focando em tecnologia, design e políticas públicas que melhorem de fato a qualidade de vida das pessoas, com melhora social, econômica e ambiental”, reforçou.
Na sequência, Luis Alonso ressaltou como imaginação e inovação, historicamente caminham juntas, exemplificando, inclusive, como avanços que temos hoje já haviam sido citados em filmes de ficção científica décadas atrás. Ele finalizou com uma reflexão: “Como reimaginar cidades centradas em humanos? Com cidades que cuidam”.
Inovação a serviço do cuidado
A Semana de Inovação, que este ano está na décima edição, é um evento gratuito e será realizado até 31 de outubro, na sede da Enap, em Brasília (DF), com atividades presenciais e on-line. Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, o evento - considerado o maior de inovação pública da América Latina - traz reflexões sobre a construção de políticas públicas e inovações em governo a serviço do cuidado. São mais de 600 horas de programação, com mais de 400 atividades dedicadas ao tema.
Saiba mais sobre a programação aqui.
Serviço
O quê: Semana de Inovação 2024
Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul)
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Formato: presencial e on-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)
Mais informações e inscrições: semanadeinovacao.enap.gov.br
Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn
Sobre a SI 2024
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.