Inscrição cancelada com sucesso!

Primeiro encontro abriu portas para capacitar os futuros multiplicadores também como parte da Estratégia Nacional de Governo Digital

A fase piloto do programa Enap Aqui, que vai levar as capacitações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) a estados e municípios, acabou. Mas, para este segundo semestre, a Escola se prepara na busca por parcerias para encontrar multiplicadores dessas iniciativas para além da capital federal. Com esse objetivo, representantes da Enap e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), mais especificamente dos Grupos de Trabalho de Transformação Digital e de Escolas de Governo, se reuniram nesta semana para um primeiro encontro on-line na expectativa de alinhar parcerias. 

A aproximação do Consad é uma estratégia da Escola para atuar em diversas temáticas, e cumpre com os objetivos do Enap Aqui, uma das vertentes que está sendo levada para estados e municípios com cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G) e oficinas presenciais. “A gente entra numa fase agora, no segundo semestre, de preparação de replicadores, para que eles fiquem mais próximos dos estados e as escolas de governo possam lançar mão desses profissionais para executar o programa no local”, explica o coordenador-geral de Cooperação Federativa da Enap (CGCOF/DDPRO), Anderson Costa. 

A reunião do dia 16 de julho foi pensada com base em um dos temas abordados pelas oficinas do Enap Aqui: a Transformação Digital. No entanto, para a coordenadora do grupo de trabalho das Escolas de Governo, Roberta Costa, as tratativas para capacitar esse GT vão beneficiar também outros grupos de trabalho já constituídos e impulsionar melhorias na gestão pública. “É extremamente significativo o movimento que a Enap tem feito em se aproximar mais dos estados e, nesse sentido, a parceria que foi estabelecida no âmbito do Consad tem propiciado com que esses esforços ocorram de forma articulada, integrada e colaborativa com o GT das Escolas de Governo”, avalia. 

Maria Aparecida Santos de Oliveira é coordenadora do subgrupo RedeGTD, de Campo Grande (MS), e reafirma o propósito do GTD.Gov de transformar as experiências com os serviços públicos, também por meio das mantenedoras Consad e ABEP-TIC, por meio da atuação na Agenda Nacional de Transformação Digital, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Prestes, agora, a contar com a parceria da Enap para o desenvolvimento de competências e consolidando a cultura de governo digital e inovação nas organizações estaduais e municipais, ampliando a ação de aprimorar a qualidade nos serviços públicos”, ressalta.

Governo todo digital 

A partir da Lei de Governo Digital nº 14.129, de 29 de março de 2021, houve o comando para que o governo se tornasse digital a nível nacional. Já na Caravana Federativa do Piauí, realizada em 21 de junho deste ano, foi assinada a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que aponta as necessidades, diretrizes e indicações para essa articulação. 

“Agora, a própria Secretaria de Governo Digital está em um movimento de aproximar essa interlocução com estados e municípios para que eles também façam a transformação digital. E, então, vem a Enap com esse tema específico (transformação digital) no Enap Aqui, além dos outros eixos, como Orçamento e Finanças e Contratação e Licitação”, detalha o coordenador-geral. 

E para a coordenadora do GTD pelo Consad, Luiza Cabel Corteletti, a disseminação do conhecimento e as capacitações por meio da parceria Escola e os GTs é essencial para que a Estratégia Nacional de Governo Digital se traduza em ações nos estados e municípios. “O GTD.Gov tem atuado como um grande parceiro do MGI na construção na ENGD e, agora, está prestes a firmar uma bela parceria com a Enap para auxiliar na ampliação de formadores da trilha de transformação digital. Através da rede de especialistas do GTD.Gov do Consad e da ABEP-TIC, podemos ajudar a acelerar o processo de transformação digital no Brasil”, afirma. 

O edital de chamamento dos profissionais replicadores das oficinas do Enap Aqui está em fase de elaboração. Entre os meses de agosto e setembro devem ser formadas as primeiras turmas. Essa parceria tem como expectativa novas turmas até o final do ano. Para isso, mais encontros devem ser realizados daqui para frente. A próxima reunião do coordenador da CGCOF com os membros do Consad está agendada para esta sexta-feira (19).