Inscrição cancelada com sucesso!

“As enchentes e alagamentos deixaram clara a necessidade de a Administração Pública pensar no cuidado”, avalia Cinara de Araújo Vila 

Bell Vilanova

Uma das premissas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em 2024 é a interiorização do conhecimento produzido na Escola. O objetivo é que os municípios e estados participem e reproduzam os cursos e capacitações que a Enap tradicionalmente leva para a administração pública federal. 

Nesse sentido, a visita da procuradora do município de Novo Hamburgo (RS), Cinara de Araújo Vila, estreitou laços entre a Enap e a Escola Superior de Direito Municipal, instituição onde ela exerce o cargo de coordenadora de inovação e que definiu como “braço acadêmico” da Associação Nacional de Procuradores Municipais. 

“Temos desafios, no interior do Rio Grande do Sul, como implantar o Governo Digital nos municípios”, revelou a procuradora. “A Enap é uma referência nacional quando falamos de inovação”, prosseguiu. Os desastres ambientais causados pelas chuvas e enchentes em maio desse ano no Rio Grande do Sul foram apontados pela procuradora como ponto de inflexão para pensar a temática do cuidado na administração pública. “O Sul está se reinventando depois da enchente. Esse é um ano de reconstrução para nós. Fica cada vez mais claro que o serviço público precisa desse olhar, desse cuidado com as pessoas. Pensar em políticas públicas com esse olhar”, afirmou Cinara.

Direito Municipal 

Além de visitar a Escola, Cinara Vila levou à biblioteca Graciliano Ramos um exemplar do livro “Direito Municipal: Teoria e Prática”, uma compilação de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. O livro destaca a importância dos municípios no desenvolvimento social e econômico, enfatizando o papel das prefeituras no atendimento às necessidades da população. A obra apresenta o município como um espaço onde a cidadania é exercida diretamente, com o Poder Público sendo solicitado a fornecer serviços essenciais.

Atingir cada vez mais servidores e cidadãos em geral de estados e municípios é uma das principais metas da Enap em 2024. “Queremos levar essas discussões e o conhecimento que produzimos aqui para pessoas que estão no interior”, revelou Tatiana Toloza, coordenadora-geral de Cooperação Federativa da Enap.

Semana de Inovação 2024  

Inovação e cuidado estão no cerne do principal evento da Enap em 2024: a Semana de Inovação. Este ano, a temática do evento é "Novas Formas de Cuidar". O evento será realizado de 29 a 31 de outubro, em Brasília. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui neste link.