Poderão participar servidores e empregados públicos federais, estaduais e municipais; aulas iniciam em 9 de novembro 

Você já pensou em ser mestre em Governança e Desenvolvimento ou em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas? Sua organização quer elaborar políticas públicas baseadas em evidências e requer servidores com alto desempenho em funções estratégicas? A Enap abre para você o caminho para uma formação de excelência, em linha com os programas das instituições nacionais e internacionais de referência na área.

Foi publicado o Edital de Abertura do Processo Seletivo para provimento de 30 vagas para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) e de 20 vagas para o Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas (MPAM). As inscrições estão previstas para agosto de 2020. No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher apenas um dos cursos para o qual vão concorrer. 

Saiba mais sobre cada mestrado!

Calendário merece atenção

O processo, que compreende inscrições, processo seletivo e matrículas, vai até 6 de novembro de 2020. As inscrições vão de 14 a 24 de agosto. A aula inaugural está prevista para o dia 9 de novembro de 2020.

A carga semanal de aulas é de nove horas, às segundas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas, e às quartas-feiras das 19 às 22 horas. A programação do curso pode ter atividades excepcionais em período integral ou aulas aos sábados, com prévia informação aos alunos.

Enquanto persistir a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia Covid-19, a Enap poderá realizar as disciplinas em formato não presencial, adotando metodologias híbridas com aulas síncronas online e atividades assíncronas em Ambiente Virtual de Aprendizagem específico para cada curso.

Quem pode se candidatar

Podem participar do processo seletivo servidores públicos efetivos com estabilidade no cargo, em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; ou empregados públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital.

Não há ônus para os alunos e respectivas instituições de origem, ressalvado o ressarcimento do valor integral do curso, em caso de desligamento ou desistência ao longo do mestrado.

Processo seletivo será todo online

Todas as etapas do processo seletivo acontecerão de forma remota (online). A Enap divulgará instruções específicas para cada etapa da seleção.

Na primeira fase, os candidatos inscritos passarão por avaliação de conhecimentos específicos e de raciocínio lógico e quantitativo (questões de múltipla escolha), de caráter classificatório e eliminatório. 

Na segunda fase, será feita análise de pré-projeto e de memorial e entrevista, de caráter classificatório. É necessário domínio do idioma inglês para leitura e interpretação de textos técnico-científicos, que será verificada pela apresentação de certificado de proficiência em língua inglesa, como solicitado no Edital.

Sobre os mestrados

Esta será a quarta turma da Enap para o MPGD. Serão 30 vagas, das quais 24 de ampla concorrência, 4 vagas para candidatos autodeclarados negros e indígenas e 2 vagas para pessoas com deficiência. No caso do MPAM, esta é a segunda turma, com 20 vagas no total: 16 de ampla concorrência, 3 vagas para candidatos autodeclarados negros e indígenas e 1 vaga para pessoa com deficiência.

Com duração total de 24 meses, os dois cursos estão estruturados em seis trimestres letivos. Os cursos têm carga horária mínima de 540 horas, disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso. 

Os trabalhos finais deverão responder a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno. Os concluintes receberão o título de Mestre em Governança e Desenvolvimento ou de Mestre em Avaliação e Monitoramento.   

Edital dos mestrados tem muito mais detalhes

Se você deseja dar um passo adiante na sua formação e carreira, atualize o Currículo Lattes e não deixe de conferir o Edital 88/2020 para conhecer detalhes sobre o processo seletivo: calendário preliminar, vagas destinadas aos sistemas de ações afirmativas e às pessoas com deficiência e conhecimentos requeridos. Também estão disponíveis a bibliografia recomendada e os modelos dos formulários para encaminhamento de memorial e pré-projeto.  

Esclarecimentos de dúvidas e informações sobre o processo seletivo podem ser obtidos por e-mail dirigido a: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Consulte o Edital

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Confira o resultado final da seleção 2023 para mestrados e doutorado da Enap

Os dois processos seletivos ocorreram simultaneamente e foram aprovados 60 candidatos

Publicado em:
16/11/2023
Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Mestrado e doutorado: conheça as regras do processo seletivo 2023

A prova de conhecimentos gerais volta a ser realizada pela Enap e incluirá questões de conhecimento na língua inglesa

Publicado em:
21/05/2023
Enap cria programa internacional de pesquisa e docência

O programa contempla bolsas a professores e pesquisadores que atuem fora do Brasil

Publicado em:
22/12/2022