Estão abertas as inscrições para o curso Certificação em Governança Climática Local, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As vagas são voltadas a servidores que ocupam cargos da alta gestão pública federal, estadual e municipal e atuam em temáticas relacionadas à agenda urbana e climática. A certificação terá um ciclo de seis módulos independentes realizados entre os dias 10 e 21 de fevereiro de 2025 por meio de aulas on-line.
Durante o curso, os participantes poderão dialogar com renomados especialistas, conhecer políticas para mitigar impactos de eventos extremos, estratégias de adaptação urbana, fontes de financiamento e construir estratégias para lidar com os desafios climáticos. Ainda, terão acesso a estudos de caso e discussões em grupo e a oportunidade de trocar experiências e estabelecer contatos com pares do governo federal, estadual e municipal, formando uma potente rede de contatos e network.
Entre os tópicos que serão abordados durante a certificação estão: diagnóstico e tendências da mudança de clima; governança climática nacional e internacional; políticas públicas para a mudança do clima e suas interações com as cidades e justiça climática e transição justa no Brasil.
Confira os seis módulos da Certificação em Governança Climática Local:
Módulo I - Diagnóstico e tendências da mudança do clima, dia 10.02.2025, das 9h às 12h.
Módulo II - Governança climática nacional e internacional, dia 12.02.2025, das 9h às 12h.
Módulo III - Políticas públicas para a mudança do clima e suas interações com as cidades, dia 14.02.2025, das 9h às 12h.
Módulo IV - Cidades e os desafios da adaptação em nível local, dia 17.02.2025, das 9h às 12h.
Módulo V - Justiça climática e transição justa no Brasil, dia 19.02.2025, das 9h às 12h.
Módulo VI - Instrumentos de apoio à implementação de políticas climáticas, dia 21.02.2025, das 9h às 12h.
Projeto ANDUS
A Certificação em Governança Climática Local é fruto da parceria da Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos (CGCAE), da Diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap, com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades (MCID) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da capacidade técnica em temas ambientais. O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit (GIZ).