As aulas do curso de pós-graduação lato sensu Master of Business Administration (MBA) em Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), começaram nesta segunda-feira (3) com uma cerimônia de abertura e uma aula magna na sede da Escola.
Durante o evento de abertura do curso, a presidenta da Enap, Betânia Lemos enalteceu a importância da diversidade trazida com esta turma, composta majoritariamente por pessoas negras, para uma transformação efetiva da administração pública.
“Nesta edição temos pessoas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Além disso, é a primeira vez que a gente tem um percentual tão grande de pessoas negras selecionadas, são 68,54% de pessoas negras participando dessa especialização. Temos certeza de que essa representação, com essa turma, faremos uma grande entrega para a transformação do estado brasileiro", destacou Betânia.
A diretora de Educação Executiva (DEX), Iara Alves, explicou que a temática está presente não apenas na sala de aula, mas também na programação do curso. “Em todos os nossos MBAs contamos com a disciplina sobre equidade de gênero e raça, afinal quem faz gestão pública tem que entender e cuidar de gênero e raça, assim como quem está fazendo ciência de dados, inteligência artificial”, complementou.
Iara destacou, ainda, que o número de inscrições para esta edição do MBA em Gestão Pública foi o maior registrado desde 2002, ano em que foi realizada a primeira edição do curso. Para a atual, que ofereceu 300 vagas, foram mais de quatro mil candidaturas.
O evento foi marcado pela aula magna "Novas Tendências em Gestão Pública: perspectivas nacionais e internacionais", ministrada por Rosana de Freitas Boullosa, professora associada de Políticas Públicas e Democracia na Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Políticas Públicas pela Università IUAV di Venezia (Itália). Apesar de a aula ter sido presencial, na sede da Escola, os alunos que não puderam comparecer acompanharam a aula magna remotamente.
Sobre o MBA em Gestão Pública
Esta é a quarta edição do MBA em Gestão Pública, criado em 2002. É a especialização mais tradicional da Enap e desde 2021 está em novo formato metodológico, mais moderno e atrativo, 100% EaD, com aulas ao vivo, laboratórios de caso e podcasts.
Ao longo do curso, os participantes terão experiências práticas e debates sobre temas cruciais para a gestão pública moderna, como Inovação Pública, Transformação Digital, Liderança e Accountability Democrático, além de Equidade de Gênero e Raça na Gestão Pública.
O MBA de Gestão pública terá duração de 11 meses. A carga horária total a ser ofertada no curso é de 447 horas, sendo que é exigido o mínimo de 370 horas para a aprovação do estudante.
A especialização é voltada a servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo, empregados públicos federais concursados ou militares integrantes do quadro efetivo das Forças Armadas.
São 310 alunos, sendo 150 vagas para servidores estaduais e municipais e 150 vagas para servidores federais, com paridade de gênero e reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, e 10 vagas para servidores da Enap.
A especialização busca aproximar e atualizar os gestores públicos da prática governamental. O curso conta com quadro selecionado de professores, sendo mais de 90% deles doutores, que seguem uma metodologia de ensino-aplicação para conectar conceitos e teorias aplicáveis.