O encerramento da Especialização Lato Sensu aconteceu no Campus Asa Sul


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (2), a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Políticas de Infraestrutura. Mais da metade da turma de formandos é composta por servidores pertencentes à carreira de Analista de Infraestrutura. Também participaram do curso integrantes de outras carreiras, como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Analista de Regulação, Analista Técnico em Gestão de Política Social e Analista de Finanças e Controle.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o diretor-executivo da Enap, Diogo Godinho, ressaltou que o Brasil possui um grande desafio na área de infraestrutura. “Precisamos trabalhar para que o Brasil se torne um exemplo de país democrático, com infraestrutura de qualidade”, disse.

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou que “o Curso de Especialização em Políticas de Infraestrutura desenvolvido pela Enap tem um currículo extremamente necessário aos dias de hoje, onde é preciso ter criatividade para fazer mais com menos recursos”.

Já o secretário de Aeroportos e Energia da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), da Secretaria de Governo da Presidência da República, Pedro Bruno, destacou uma das grandes dificuldades observadas no Brasil quando se trata de infraestrutura: “Existem muitas coisas que devem ser feitas e que, muitas vezes, não o são por falta de quadros qualificados. A partir de cursos como este, esperamos que essa situação seja revertida”.

Para o diretor representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Jaime Holguin, “essa Especialização ofertada pela Enap é uma oportunidade para que os alunos melhorem suas formações, empenhando-se em transformar o conhecimento adquirido em práticas que contribuam para o desenvolvimento do país”.

Por fim, o curador do curso, Professor Doutor Mauro Silva, agradeceu à equipe da Enap pela iniciativa: “A escolha por realizar esse curso foi muito acertada. Há uma demanda muito grande por capacitação em infraestrutura, justamente por se tratar de uma área que apresenta tantos desafios”.

Mais sobre a capacitação - O Curso de Especialização em Políticas de Infraestrutura foi desenhado por meio de uma pesquisa realizada pela a Enap em 2013.

A primeira etapa da pesquisa envolveu a realização de entrevistas com dirigentes de ministérios responsáveis por programas de infraestrutura (inclusive na área social) e a realização de grupos focais com servidores que atuam nessas áreas. Obteve-se um bom diagnóstico dos principais desafios de gestão enfrentados no setor, bem como as principais competências que poderiam ser desenvolvidas por meio de capacitação para superar esses desafios. A segunda etapa de mapeamento de experiências nacionais e internacionais de capacitação em infraestrutura e o levantamento do acúmulo da própria Enap.

Em 2017, o desenho do curso foi atualizado, por meio da curadoria do professor doutor Mauro Silva e foi lançado no mês de julho de 2017. O processo seletivo foi realizado nos meses de julho e agosto, com 465 inscrições para 25 vagas (concorrência de 18,6 candidatos por vaga).

A capacitação teve como objetivo ampliar as competências de servidores e empregados públicos federais para atuar no desenvolvimento de políticas públicas de infraestrutura, em ações de planejamento setorial, contratação de parcerias no âmbito do setor público e parcerias público-privadas, mobilização de instrumentos públicos e privados de financiamento do investimento, e coordenação de uma ampla rede contratual relacionada a execução de projetos de infraestrutura nas fases pre-completion e post-completion.

Perfil da turma de Especialistas em Políticas de Infraestrutura

Formação predominante: Engenharias (73%)

Mulheres (31%); homens (69%)

Confira as fotos do evento aqui.