A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) deu início, nesta terça-feira (10), às atividades da segunda edição do curso Da Expressão Espontânea à Comunicação Efetiva. A capacitação, que faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Escola, está sendo ministrada pelo professor Eduardo Mattedi.



O objetivo é levar os participantes a desenvolverem habilidades relacionadas à comunicação e a relações interpessoais nas organizações em um ambiente lúdico, recorrendo a técnicas básicas do movimento e comunicação corporal para promover a autoconsciência e autoconfiança na atuação profissional, capacidade de liderar e melhoria do desempenho em apresentações e entrevistas.

Para Eduardo Mattedi, "o curso é interessante para os servidores públicos pois usa técnicas do teatro para organizar a expressão dos participantes, seus movimentos, fala, pensamentos e ações". "Isso faz com que sejamos mais efetivos na nossa comunicação, não somente melhorando a técnica para falar em público, mas de modo que tenhamos o conhecimento de como envolver e motivar nossas equipes a executarem tarefas diárias", explicou.

Sobre o curso - Durante o curso, será utilizado o método da improvisação, com as seguintes atividades práticas: jogos em grupos; montagens de cenas; e exercícios de sensibilização e emoção, prontidão, criatividade e consciência espacial. Os exercícios, seguidos de feedbacks, visam proporcionar a percepção do corpo e da voz, além de maior atenção aos pensamentos e emoções. A autoeducação do movimento, eixo central do curso, permite que o sujeito torne mais eficaz sua atuação, tanto para grandes plateias, como para pequenos grupos, seja gerenciando equipes ou interagindo com a mídia e o público.

A metodologia de teatro executivo não pretende formar atores, e sim utilizar ferramentas e exercícios de artes cênicas para potencializar a capacidade de cada um de falar em público e aprimorar a atenção e a percepção do outro, desenvolvendo habilidades de comunicação primordiais na rotina de reuniões corporativas ou mesmo em apresentações em seminários.

Este método já vem sendo utilizado por empresas multinacionais para desenvolvimento de competências em comunicação de executivos.