Com o objetivo de levar os participantes a contribuir na identificação, análise e avaliação de problemas e opções de políticas, além de analisar os pressupostos, cenários e argumentos das propostas de políticas públicas, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o International Institute of Social Studies (ISS) da Universidade Erasmus Rotterdam (Haia/Holanda), deu início nesta segunda-feira (26), ao curso internacional sobre Desenvolvimento: Governança e Políticas Públicas.



Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, destacou que o programa faz parte de um desdobramento de um acordo de entendimento com a Universidade Erasmus Rotterdam e "visa valorizar a perspectiva internacional sobre o diálogo nas políticas públicas". Segundo Gaetani, a atividade faz parte de um esforço da Enap em buscar as boas práticas internacionais. Um bom exemplo disso são as  parcerias já firmadas com a International Public Policy Association (IPPA), a Universidade de Harvard, a Universidade de Indiana e a Universidade de Cornell". 

O curso é ministrado em português pelos professores da ISS - o economista indiano, Sunil Tankha, e o sociólogo e também economista, Lee Pegler - e integram a oferta do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras. Mais dois cursos fazem parte dos cursos internacionais sobre Desenvolvimento​, cujas vagas ainda estão disponíveis. São eles:

- Estudos sobre Desenvolvimento: principais temas e debates (a ser realizado no período de 02 a 04/04): O curso aborda temas centrais e fundamentados em questões-chave integrados à missão do ISS – desenvolvimento global e justiça social. O primeiro módulo apresenta como as questões de gênero são abordadas por vários profissionais, especialmente no que se refere aos temas de educação e emprego, como aspecto transversal ao desenvolvimento. O segundo módulo apresenta uma visão histórica e conceitual dos estudos sobre desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Analisa seus avanços em ideias, ética, foco, pressupostos e conceitos. Finalmente, o terceiro módulo busca relacionar o quadro de Cadeias Globais de Valor a questões sobre processos de comércio e desenvolvimento internacional, assim como ao desenvolvimento local. O curso será ministrado em inglês, não haverá tradução.

- Desenvolvimento Local (a ser realizado no período de 04 a 06/04): A capacitação visa compreender o processo de governança econômica a nível local e regional, apresentando processos de governança multiatores e multiníveis em que os atores econômicos negociam seus interesses, capacidades e oportunidades. Busca apresentar as recentes perspectivas sobre iniciativas alternativas de desenvolvimento econômico local e os esforços de coordenação envolvendo o setor público, empresas privadas e organizações sociais. O curso será ministrado em inglês, não haverá tradução.