Objetivo é capacitar profissionais para que o tema seja incorporado à construção de políticas públicas

Está em pleno andamento a turma piloto do curso Finanças Sustentáveis, para servidores públicos que atuam com o tema no Ministério da Economia. A iniciativa da Enap e Ministério da Economia tem apoio do projeto de cooperação Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS). As aulas iniciaram-se em 18/10 e irão até 12/11. 

O objetivo desta turma piloto é desenvolver e elevar o nível de conscientização e de competências dos servidores públicos relativamente ao tema, de maneira que os aspectos de finanças sustentáveis sejam cada vez mais considerados e incorporados na formulação, implementação e revisão de políticas públicas e regulação de serviços públicos relacionados ao Sistema Financeiro Nacional. As instituições financeiras têm um papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, pois podem contribuir amplamente para um futuro melhor para todos.

Objetivos de aprendizagem
  • Explicar conceitos e práticas fundamentais sobre Finanças Sustentáveis (FS);
  • Reconhecer e descrever a relevância do tema FS considerando as prioridades dos setores público e privado;
  • Aplicar, implementar e disseminar os conceitos de FS nos diferentes ambientes de trabalho dos participantes, departamentos e ministérios;
  • Promover a integração de conceitos de FS entre os diferentes atores do setor público e os formuladores de políticas. 
Metodologia e tópicos do curso

O curso é realizado na modalidade remota de ensino. Envolve atividades síncronas, com a transmissão de aulas ao vivo nos dias e horários previamente estabelecidos, promovendo a constante interação entre professores e alunos; e atividades assíncronas (vídeo aulas gravadas, leituras e atividades propostas). 

Principais tópicos

Sustentabilidade encontra o financiamento: Definições FS, normas, iniciativas internacionais; Políticas e regulamentações financeiras sustentáveis. 

Introdução à integração do ASG (ambiental, social e governança) na tomada de decisões financeiras: Dados de sustentabilidade, contabilidade e relatórios. 

O estado da mitigação climática e o financiamento da adaptação: Riscos da mudança climática e criação de oportunidades para melhores estratégias de financiamento. 

Bancos e investimentos responsáveis e sustentáveis: Finanças combinadas (blended finance). 

Financiamento sustentável e compras públicas: Financiamento de projetos de energia renovável; Financiamento da biodiversidade, incluindo soluções baseadas na natureza e financiamento da conservação; Soluções Fintech para o impacto.

Os docentes, todos com formação e vasta experiência na área, são: 

- Antônio Elder de Oliveira Tavares

- José Roberto Kassai

- Enrico Dalla Riva