Com o objetivo de compreender o processo de governança econômica a nível local e regional, apresentando processos de governança em que os atores econômicos negociam seus interesses, capacidades e oportunidades, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o International Institute of Social Studies (ISS) da Universidade Erasmus Rotterdam (Haia/Holanda), deu início nesta quarta-feira (04), ao Curso Internacional: Desenvolvimento Local.



Ministrado pela professora associada do ISS, Georgina Gomes, a atividade pretende apresentar as recentes perspectivas sobre iniciativas alternativas de desenvolvimento econômico local e os esforços de coordenação envolvendo o setor público, empresas privadas e organizações sociais.

De acordo com a diretoria de Formação Profissional e Especialização da Enap, Iara Alves, a professora Georgina Gomes tem grande experiência acadêmica e profissional com sistemas de moeda comunitária, finanças solidárias e desenvolvimento econômica local em diversos países, como Nicarágua, Argentina, África Ocidental, Colômbia e Brasil, onde liderou projetos de desenvolvimento no sertão nordestino.

"O curso tem grande importância estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas com foco na governança sobre os processos de desenvolvimento econômico local, que levam em consideração a diversidade, os recursos físicos, processos de negociação e multiatores em nível local", destacou Iara.

O curso é ofertado no âmbito no Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras e é composto por aulas teóricas e workshops com estudos de casos para uma abordagem comparativa e interdisciplinar.

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – é formado por um conjunto de cursos de curta duração e seminários, que abordam temas de interesse da Administração Pública Federal e buscam contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo dos servidores e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas no governo federal.

O programa atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI). Procura fomentar, assim, o intercâmbio de experiências e a integração entre os profissionais.

Os cursos são ofertados ao longo do ano e estão organizados em trajetórias temáticas que buscam orientar o servidor e facilitar o planejamento de seu desenvolvimento profissional. Os conteúdos são articulados, em permanente atualização, e estão organizados nas seguintes trajetórias: Formação Básica; Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social; Gestão de Políticas e Projetos de Infraestrutura; Gestão Governamental; Gestão de Políticas Públicas; Programa de Capacitação em Indicadores, Monitoramento e Avaliação (Pracima).
Informações:

Coordenação-Geral de Formação
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (61) 2020-3428 ou 3083