A Enap realizou na última sexta-feira (25/04) o lançamento da publicação “Evidência Express e sua Caixa de Ferramentas”. O evento, realizado online, teve a participação da presidenta da Enap, Betânia Lemos. Em sua fala, na abertura da solenidade, Betânia destacou como a Caixa de Ferramentas representa uma entrega muito alinhada com o propósito da Enap, no sentido de unir conhecimento e prática com objetivo de contribuir para a transformação do Estado brasileiro. O Evidência Express é o serviço de respostas rápidas em evidências da Coordenação-Geral de Avaliação e Organização de Evidências da Enap.
“Para que possamos entregar políticas públicas bem desenhadas, é necessário produzir e usar dados e evidências. Sabemos que decisões bem-informadas são decisões assertivas e que terão melhores resultados”, disse Betânia durante a abertura do evento de lançamento da Caixa de Ferramentas.
Assista aqui a íntegra do evento de lançamento da Caixa de Ferramentas.
“Vemos que a produção de conhecimento por meio dos métodos tradicionais, muitas vezes, não acompanha o ritmo das decisões do setor público. As pesquisas demoram muito a dar resultado. Quando esses resultados ficam prontos, a janela de decisão da administração pública pode ter fechado. Pensando nesse problema, a equipe da Enap desenvolveu uma tecnologia inovadora, um serviço que já disponibilizamos há algum tempo, que é o Evidência Express. O EvEx já entregou mais de 100 estudos de forma rápida, conectando perguntas urgentes a respostas relevantes, dando agilidade no uso de evidências para formulação e acompanhamento de políticas públicas”, afirmou a presidenta da Enap.
Acesse a publicação da Caixa de Ferramentas no Repositório Enap.
A Caixa de Ferramentas é uma publicação do EvEx, que compartilha seus principais recursos utilizados no recebimento de demandas por evidências de pessoas gestoras de políticas públicas, transformando-as em pesquisas orientadas para problemas públicos. Seu objetivo é disseminar ferramentas que apoiem a construção de pontes entre pesquisa e gestão pública, facilitando o diálogo e a interação entre a produção de informação e as políticas públicas.
A coordenadora-geral de Avaliação e Organização de Evidências, Tamille Dias, explicou que o evento de lançamento da Caixa de Ferramentas foi uma oportunidade importante para dialogar sobre toda uma gama de aspectos que contextualizam os desafios que o EvEx busca ajudar a resolver. “Foi mais do que somente o lançamento de um produto. Houve trocas importantes e a discussão de ideias e desafios envolvidos. Este evento é um marco e uma celebração, além de representar nossa contribuição para o fortalecimento das capacidades no uso de evidências para políticas públicas. É também um movimento, que oferece instrumentos e recursos para apoiar a institucionalização da cultura de evidências no setor público", declarou Tamille.
A presidenta da Enap salientou ainda que, ao usar a caixa de ferramentas e aprender a utilizar seus componentes, servidoras e servidores públicos poderão incorporar esses conhecimentos no dia-a-dia da formulação e de seu trabalho com políticas públicas. “A publicação da Caixa de Ferramentas é um convite à prática, para que os órgãos públicos, a academia e a sociedade civil fortaleçam o uso de evidências para transformar a gestão”, disse Betânia.
Compartilhando conhecimento
A publicação da Caixa de Ferramentas foi desenvolvida para compartilhar os aprendizados acumulados pelo Evidência Express nos seus cinco anos de funcionamento, disseminando suas práticas e procedimentos para que outros órgãos públicos possam implementar unidades tradutoras de conhecimento ou aprimorar seus processos de articulação entre produção de pesquisa e necessidade de informação. Seu objetivo é disseminar ferramentas que apoiem a construção de pontes entre pesquisa e gestão pública, facilitando o diálogo e a interação entre a produção de informação e as políticas públicas.
O material reúne reflexões e instrumentos para facilitar a compreensão das demandas por evidências, do contexto das políticas públicas e do público-alvo que utilizará esses insumos. Sobretudo, busca demonstrar como as evidências geradas podem apoiar nos desafios enfrentados pela administração pública.
A Caixa de Ferramentas oferece suporte para entender, estruturar e traduzir demandas de políticas públicas em pesquisas, além de orientar sua condução, gerenciamento e comunicação dos resultados. As ferramentas apresentadas ajudam a contextualizar as solicitações no processo de políticas públicas e a formular perguntas de pesquisa em colaboração com as pessoas demandantes. As ferramentas da publicação estão divididas em ferramentas de orientação e de preenchimento, as últimas disponíveis em formato de pdfs editáveis e de modelo de quadro branco.
A coordenadora-geral de Avaliação e Organização de Evidências ressaltou que “a publicação oferece reflexões para o aprimoramento da construção de processos para a elaboração de pesquisa aplicada, para que a conexão e a interação entre pesquisa e gestão seja mais ativa, colaborativa, engajada e comprometida com o valor público”.
No evento também foi lançado o curso autoinstrucional na Escola Virtual de Governo, “Evidências para Políticas Públicas”, elaborado pela equipe da CGEV/DAE em parceria com a Coalizão Brasileira pelas Evidências. Ele visa suprir uma lacuna na formação em políticas informadas por evidências, que considere de forma crítica o papel do conhecimento sistematizado no processo de políticas públicas. O curso é aberto e pode ser acessado por qualquer interessado.
O curso ressalta que diferentes perguntas de políticas públicas demandam diferentes tipos de evidência — e que nenhuma metodologia, por mais robusta que seja, dá conta sozinha da realidade multifacetada que as políticas públicas enfrentam. Ao valorizar processos de participação social e o uso contextual de evidências, o curso propõe uma abordagem mais democrática e plural da produção de conhecimento, que respeita as molduras específicas de cada unidade produtora de políticas.
Inscreva-se aqui no curso “Evidências para Políticas Públicas”.