A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lança na Escola Virtual de Governo (EV.G) o curso “Marcos Legais Antirracistas para Igualdade Racial”.
A iniciativa pretende promover uma análise crítica sobre as dinâmicas de identidade racial, abordando temas como racismo, raça e gênero, além de incentivar a troca de experiências para combater práticas discriminatórias.
O curso está estruturado em três módulos: o Módulo 1 aborda as Bases Legais para a Prática de Políticas Antirracistas, enquanto o Módulo 2 discute a Transição Democrática e a Construção dos Marcos Legais Antirracistas. Já o Módulo 3 analisa as Estruturas de Poder no Brasil, com foco no Sistema de Justiça e Segurança Pública.
A formação tem por objetivo fortalecer o debate sobre questões sociais, econômicas e políticas, contribuindo para a construção de políticas públicas mais inclusivas e equitativas.
Com carga horária de 20 horas, o curso é gratuito, com certificado e aberto a todos os interessados, com foco em agentes públicos. As inscrições podem ser feitas pela EV.G.
Se inscreva pelo link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1054
Escola Virtual de Governo (EV.G)
A Escola Virtual de Governo (EV.G), uma iniciativa da Enap, conta com mais de 800 cursos abertos. Responsável por emitir 7,3 milhões de certificados, a plataforma tem iniciativas nas mais variadas temáticas, como Gestão Pública, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Regulação, Ética, entre outros.
A EV.G surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.
Além dos cursos, estão disponíveis na plataforma os Programas, que reúnem cursos, artigos, vídeos, podcasts e outros formatos de materiais; o Holofote, iniciativa da Enap que destaca temas de grande relevância para a sociedade e a administração pública; e o Aprendizágil, um método de ensino baseado em microlearning, que utiliza pequenos módulos de aprendizagem, focando em tópicos específicos.
Acesse: evg.gov.br