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WhatsApp Image 2021 11 12 at 16.03.17O esforço de adaptação do trabalho presencial para o remoto com a pandemia de covid-19 levou a Enap a prospectar e adquirir conhecimentos e novas metodologias sobre a facilitação virtual, explorar novas ferramentas, formar e capacitar servidores, testar e experimentar novas tecnologias. Um dos resultados deste trabalho é o lançamento do Guia de Facilitação Remota – Soluções inovadoras para desafios públicos.

O lançamento ocorreu ontem (11/11), dentro da Semana de Inovação 2021, com a presença da autora, Andréa Zimmermann, e da equipe da GNovaTransforma, área da Enap que forma facilitadores de aprendizagem e apoia organizações na construção soluções para desafios públicos.

Segundo Fernanda Machiaveli, coordenadora da GNova Transforma, ao fazer a transição rápida para a atuação remota, a área também diversificou seu portfólio e repensou sua trajetória para apoiar instituições públicas na solução de problemas decorrentes da pandemia de covid-19, bem como a ênfase nos esforços para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Ainda em 2019 houve investimento na formação de facilitadores que pudessem reforçar a equipe da GNovaTransforma. Fernanda Machiaveli destaca que em 2020 houve necessidade de aumentar a escala de soluções prospectadas com as instituições demandantes com foco na geração de valor público, sempre com os princípios de pessoas no centro, pesquisa, escuta e cocriação, abertura ao risco e à experimentação, uso de metodologias ágeis e inovadoras.

A publicação contou com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que apoiou a elaboração da publicação e a consultoria em facilitação remota realizada ao longo de 2020 pela autora.

Parte desses esforços estão materializados na publicação do Guia de facilitação remota, resultado de sete meses de trabalho de Andrea Zimmermann com a equipe da Enap.

Conceitos, ferramentas e casos práticos

Andrea Zimmermann conta que o guia apresenta três eixos. O primeiro é conceitual e atende às necessidades de quem está chegando agora ao campo da facilitação. São detalhadas as diferenças entre facilitação presencial e remota e as formas de colaborar e comunicar-se bem no remoto. A segunda seção apresenta técnicas e boas práticas sobre como planejar e preparar adequadamente a facilitação remota, como adaptar modalidades e engajar participantes e diferentes técnicas para trabalhar soluções de desafios públicos. “Nesta seção os leitores ganham um presente, a caixa de ferramentas para trabalhar em diferentes processos”, esclarece a autora.

A última parte do guia apresenta casos práticos de projetos entregues pela GNovaTransforma, com o desenho de soluções para problemas públicos.

“Espero que o guia sirva de inspiração para servidores e servidoras e que abra novas oportunidades para alavancar processos colaborativos na solução de problemas públicos”, disse Andrea Zimmermann.

Acesse

Guia de Facilitação Remota – Soluções inovadoras para desafios públicos

Da série Inovação na Prática, da Escola Nacional de Administração Pública

Autora: Andrea Zimmermann

202 páginas

Acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a fonte