Poderão aderir órgãos do Poder Executivo Federal, estados e municípios; conheça as regras

 

AEscola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou o Programa Líderes que Transformam, um conjunto de diretrizes, instrumentos e metodologias orientados à profissionalização dos processos de recrutamento e pré-seleção  de cargos em comissão. 

Desde 2019, a Enap trabalha para aperfeiçoar a cultura de atração de profissionais qualificados para posições de alta liderança no serviço público. O foco é o aprimoramento da administração pública e consequente melhoria dos resultados entregues e do valor gerado para a sociedade.  

Para Diogo Costa, presidente da Enap, o Líderes que Transformam facilita o trabalho de seleção, mas o maior ganho está na melhor alocação de talentos. “Não basta que a comunicação sobre uma vaga alcance o maior número de pessoas possível, mas que chegue nas pessoas certas que estejam disponíveis e que tenham talento para ocupar aquela posição”, disse Diogo.

O programa permitirá que instituições públicas federais, estaduais e municipais façam adesão para promover a seleção de lideranças. Transparência, integridade e autonomia decisória são alguns dos seus princípios norteadores. 

Marcelo Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia, defende que todos que atuam no serviço público são servidores - concursados ou não.  “Devemos lembrar sempre do nosso objetivo de receber recursos do público e devolver serviços para a sociedade. Temos que profissionalizar cada vez mais a escolha de pessoas, com transparência do processo e bons critérios de seleção”, afirma. Ele reforça ainda que, com processo seletivo transparente, as pessoas escolhidas entram mais confiantes, com legitimidade perante seus pares e equipes.

A adesão e permanência no Programa serão voluntárias e contarão com um sistema de incentivos aos órgãos aderentes, tais como possibilidade de financiamento dos processos de seleção, oferta de programa de desenvolvimento para as lideranças e participação em rede de altas lideranças públicas.

A Enap já conduziu 33 processos seletivos, que resultaram na nomeação de 34 lideranças e no cadastro de mais de 4 mil profissionais para processos seletivos futuros..

No momento está em andamento uma seleção para doze posições estratégicas na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde estão sendo avaliados 1.682 profissionais inscritos.

A opinião de quem foi selecionado

Uma das pessoas selecionadas pela Enap foi Leonardo Sultani, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia – SGP. Ele afirma que há mais de 500 mil pessoas servidoras na administração pública federal trabalhando em mais de 200 órgãos e entidades. “Será que esses servidores conhecem as oportunidades que existem para eles? É possível alcançar candidatos com a aptidão adequada? Queremos cada vez mais fortalecer o instituto da movimentação e atender ao desejo profissional do servidor que gostaria de desempenhar suas funções em outro local” disse Sultani. Ele destaca também que o programa Líderes que Transformam é um braço forte para os setoriais de gestão de pessoal e para o órgão central de gestão de pessoas.

Duas modalidades disponíveis

Para a administração pública federal, estadual e municipal, a Enap oferece a modalidade de adesão padrão. Bruna Eboli, coordenadora-geral da GNova Pessoas, explica que a modalidade se destina a posições de direção, assessoramento e equivalentes. 

Cópia de Apresentação Líderes que Transformam Evento 20.01 3

 

Já a modalidade complementar, disponível apenas para órgãos do Poder Executivo Federal (DAS 4 e superiores), prevê, além das ofertas da modalidade padrão, o desenvolvimento profissional das pessoas selecionadas e o acordo de resultados, com metas e objetivos individuais e o acompanhamento das entregas.

 

 Cópia de Apresentação Líderes que Transformam Evento 20.01 1 4

 

Assista ao vídeo completo do evento de lançamento

 

 

 

Para saber mais, consulte a página do Líderes que Transformam: https://bit.ly/LideresQueTransformam