São sete cursos a distância que compõem a trilha básica em temas como governo digital, ética e cidadania, 

Está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo um programa sobre os fundamentos da transformação digital para agentes públicos. O objetivo é formar profissionais que sejam capazes de lidar com os desafios da era digital em diferentes segmentos do Poder Executivo Federal.

São sete cursos, totalizando 153 horas de capacitação, nos seguintes temas: governo e transformação digital, ética e cidadania e desenvolvimento gerencial. Ao final, o servidor receberá o certificado tanto dos cursos individuais quanto do programa como um todo. 

Essa capacitação integra a estratégia de tornar o governo digital cada vez mais e que prevê, dentre outras ações, a transformação digital de 100% dos serviços públicos no Brasil até 2022, a integração de sistemas e serviços e a consolidação dos canais digitais. 

De janeiro do ano passado até julho deste ano, foram mais de 800 serviços públicos que se tornaram digitais, gerando uma economia de R$ 2 bilhões por ano e 149 milhões de horas economizadas pelas pessoas e empresas que antes tinham de acessar esses serviços de forma presencial. 

“Temos uma meta de transformar 100% dos serviços digitais até 2022. Servidores públicos com habilidades e competências digitais serão fundamentais para que isso aconteça e a população possa contar com uma oferta de serviços públicos adequada à nossa realidade”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia. 

Mentalidade digital

Para o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques, essa mentalidade digital será cada vez mais importante para o desenvolvimento dos servidores. Segundo explica, essa competência está relacionada à capacidade de integrar as tecnologias digitais com modelos de gestão, processos de tomada de decisão e geração de produtos e serviços. Também possui relação com os meios de comunicação e relacionamento com os cidadãos. 

Além deste programa na Escola Virtual de Governo, a Enap oferece cursos sobre transformação digital de curta duração e uma imersão em programação e ciência de dados, o Coding Bootcamp, cujas inscrições se encerram em 12 de agosto. Confira mais informações na página de cursos

Conheça mais sobre cada curso! 

  1. Ágil no contexto do serviço público​: desafios e possibilidade da aplicação da mentalidade Ágil no gerenciamento de projetos e nas execuções de ações públicas para transformação digital do serviço público.
  2. Defesa do usuário e simplificação: o que o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos e o decreto de simplificação falam sobre o atendimento aos usuários das ouvidorias 
  3. Gestão pessoal - base da liderança: partindo da premissa que o autoconhecimento é a base da gestão pessoal, o curso permitirá organizar estratégicas sobre como melhorar sua vida pessoal e profissional 
  4. Governança de dados: em tempos de economia digital, este curso irá ensinar como lidar com um volume imenso de dados e disponibilizar a informação correta em tempo hábil para a tomada de decisões 
  5. Portal gov.br: se se a sua instituição ainda não migrou para o portal GovBr, esse curso é ideal para você. Da base legal à plataforma utilizada e diretrizes sobre produção e publicação de conteúdos. 
  6. Primeiros passos para uso de linguagem simples: como produzir textos que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas.
  7. Proteção de dados pessoais no setor público: que tal saber mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) e sua aplicabilidade? 

Conteúdo relacionado

Tim O´Reilly: setor público deve construir sistemas dinâmicos e usar mais dados digitais

Criador da O’Reilly Media encerrou primeiro dia da Semana de Inovação 2020 e tratou dos desafios colocados pela Covid-19 e pelas mudanças climáticas

Publicado em:
16/11/2020
Enap adere ao TransformaGov com foco na modernização institucional e oferta de soluções

12 ações serão implementadas até 2022; Enap também apoiará demais instituições em seus programas

Publicado em:
29/09/2020
Abertas inscrições para especialização em ciência de dados aplicada a políticas públicas

Curso é voltado para quem busca aperfeiçoamento da gestão baseada em evidências; inscrições encerram em 1º de outubro

Publicado em:
07/09/2020
Coding Bootcamp prorroga inscrições até 12 de agosto e chegará a todo o Brasil

Curso de programação para não programadores será totalmente online; servidores federais de todo o país poderão se inscrever 

Publicado em:
02/08/2020