Inscrição cancelada com sucesso!

Ação destaca a importância da moda sustentável, reduzindo o descarte de peças e incentivando novos modelos de consumo

Bell Vilanova

O Bazar Enap Re-Cicla, realizado nesta quarta-feira (26), no Espaço Varandas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), convidou cada participante a refletir sobre seus hábitos de consumo. Com um olhar atento para a redução de desperdícios e o reaproveitamento de recursos, a iniciativa não apenas promoveu a sustentabilidade, mas também fortaleceu a economia colaborativa.

A ação reforça a importância de adotar uma moda mais sustentável, evitando o descarte desnecessário de peças e estimulando novas formas de consumo. Participantes trouxeram roupas e acessórios bem conservados para garantir uma troca justa e equilibrada, promovendo, assim, o compartilhamento de itens que, de outra forma, poderiam ser descartados.

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, destacou a relevância da iniciativa. "Esse evento é uma parceria com o Comitê de Diversidade e a equipe de gestão de pessoas do PQVT. É uma novidade, ela foi criada oficialmente agora, mas já está acontecendo há algum tempo", afirmou. Betânia ainda fez uma reflexão sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho. "Este bazar é uma forma de questionarmos a lógica capitalista que nos ensina a consumir constantemente e a descartar tudo. A economia circular é um convite à reflexão sobre a maneira como lidamos com os objetos e, principalmente, sobre o que realmente importa: o ser, o convívio e a conversa."

Betânia Lemos ressaltou, ainda, a importância de refletir sobre as conquistas já alcançadas pelas mulheres, mas sem perder de vista o que ainda falta para uma inserção plena no mercado de trabalho. "Nós, mulheres, somos mais da metade da população brasileira e temos o poder de mudar o mundo, especialmente quando mudamos a forma como vivemos", concluiu a presidenta da Escola.

Carol Rosignoli, empreendedora e entusiasta da economia criativa convidada para dar uma palestra, comentou sobre a importância de eventos como o Bazar Enap Re-Cicla. "A iniciativa é extremamente importante, pois estamos falando de uma pauta global. Discutir sustentabilidade, reutilização e reciclagem é essencial para entendermos os produtos não como algo descartável, mas como parte de um ciclo contínuo", elogiou.

A empreendedora também sugeriu a expansão do evento, tornando-o uma ação fixa, com uma agenda regular e maior envolvimento de todos os setores da Enap. "Criar um grupo de WhatsApp para facilitar essa troca entre os setores poderia ser uma ótima ideia para expandir essa rede de reutilização", completou.

Jofrangitte Águida, da Coordenação Geral de Ações de Pessoas, também compartilhou suas impressões sobre o Bazar. "Esse evento tem tudo a ver com as inovações do nosso dia a dia. É uma oportunidade de aplicar os três R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar", disse. Ela ainda sugeriu a inclusão de novos públicos nas próximas edições do bazar, incluindo mais homens e até atividades voltadas para crianças, ampliando assim a interação entre os servidores e a conscientização sobre práticas sustentáveis.

"Eventos como esse são uma oportunidade única de reconhecer nossos colegas, algo que, no dia a dia, não conseguimos fazer, já que muitas vezes só falamos com máquinas", completou Jofrangitte, ressaltando o impacto positivo do evento não apenas no meio ambiente, mas também na criação de laços entre as pessoas.

O Bazar Enap Re-Cicla promoveu não apenas a sustentabilidade e o consumo consciente, mas também fortalecendo o espírito colaborativo dentro da escola. A expectativa é de que ações como essa se multipliquem, tornando-se parte de uma cultura institucional voltada para um futuro mais sustentável e inclusivo.

 

*Estagiário sob supervisão de Rudá Moreira

Update cookies preferences