A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) finalizou, nesta sexta-feira (7/7), o curso internacional Data-driven transformation in governments (Transformações governamentais orientadas por dados). A capacitação teve como objetivo apresentar as perspectivas teórica e prática dos mais recentes debates sobre governo aberto e seus impactos no desenho e na implementação de políticas públicas, com enfoque comparativo e voltado para a inovação.
Em uma semana de curso, os 41 servidores públicos participantes tiveram contato com tópicos sobre o rumo à transformação governamental baseada em dados; infraestrutura orientada para os dados; tomada de decisões baseadas em dados; dados, inteligência artificial (IA) e análise de dados para a tomada de decisões; utilização efetiva dos dados para a tomada de decisões automatizada; governança de dados e transformação para uma administração ágil e adaptável.
A capacitação foi ministrada por um dos principais pesquisadores do governo eletrônico, com mais de 450 publicações de referência em governo aberto, transformação digital, dados, big data, entre outros, o professor e pesquisador Marijn Janssen. Ele é titular em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Governança e diretor da seção de Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Tecnologia da Informação, Políticas Públicas e Gestão, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.
Os participantes do curso internacional foram servidores públicos em posição de direção ou em posição de assessoria direta a funções de decisão e coordenação em projetos de inovação. Entre eles, servidores da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (convidados especiais desde a primeira edição do curso "Novos avanços em governo aberto", também ministrado pelo docente Marijn Janssen), servidores do Judiciário, de outras esferas e pastas atuantes em políticas públicas de saúde, educação, economia, telecomunicações, entre outras.
Histórico
A realização do curso por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Experiências de Aprendizagem Sob Medida (CGDEA/DDPro) da Enap veio para suprir a necessidade de desenvolvimento de competências associadas à mentalidade digital e, assim, promover o debate nas áreas de governo aberto, inovação, open e big data, entre outras de relevância estratégica para a tomada de decisão no contexto atual do Estado.
Marijn Janssen é professor e pesquisador titular em TIC e Governança e diretor da Seção de Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Tecnologia da Informação, Políticas Públicas e Gestão da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Entre seus interesses de pesquisa estão: governo aberto; transformação digital; serviços compartilhados; cidades inteligentes; dados e infra estruturas abertas e big data. O professor é co-editor do periódico internacional Government Information Quarterly e presidente de redes e conferências internacionais de pesquisa sobre dados e governo abertos. É considerado um dos principais pesquisadores do governo eletrônico com mais de 450 publicações de referência.