Inscrição cancelada com sucesso!

Iniciativa explorou conceitos e práticas de desenvolvimento pessoal e profissional aplicados ao fortalecimento da liderança feminina negra

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Fundação Lemann e apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR), promoveu uma mentoria coletiva exclusiva para a Rede de Mulheres Negras Líderes no Setor Público.  

A mentoria, realizada remotamente, teve como tema: Desenvolvimento e Fortalecimento de Redes para Lideranças Negras. O objetivo da aula foi desenvolver competências de liderança como autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, engajamento de pessoas e equipes e diversidade e inclusão. 

Soraya Monteiro, coordenadora-geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap, destacou a importância de fortalecer lideranças negras no setor público para promover a transformação de políticas públicas e instituições. 

“Esta mentoria coletiva não é apenas um espaço de aprendizado, mas também uma oportunidade para criar vínculos duradouros, trocar experiências e desenvolver estratégias coletivas que ampliem o protagonismo das mulheres negras em cargos de liderança”, explicou. 

A data de realização da Mentoria, 19 de novembro, foi estratégica: um dia antes do Dia da Consciência Negra - lembrado em 20 de novembro. Este ano, a data foi celebrada nacionalmente pela primeira vez. 

“Realizá-la na véspera deste dia reforça o compromisso da Enap em apoiar mulheres negras no fortalecimento de suas lideranças e na consolidação de redes que impulsionem a equidade racial e de gênero em posições estratégicas no serviço público”, refletiu Soraya.

A iniciativa atendeu mulheres negras servidoras públicas das esferas federal, estadual e municipal em cargos de liderança a partir de FCE/CCE 10 ou equivalentes, egressas de cursos ofertados pela Enap que aderiram à Rede de Mulheres Negras Líderes no Setor Público em 2024.

Durante a mentoria, foram explorados os principais conceitos e práticas de desenvolvimento pessoal e profissional aplicados ao fortalecimento da liderança feminina negra. As participantes foram convidadas a autoavaliação de competências essenciais de liderança, abordando aspectos como autoconhecimento, visão estratégica e impacto social.

A aula foi conduzida por Denise Silva, que atua no fortalecimento de relações profissionais desde 2007. Com formação em Psicologia, MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV, a docente tem atuação com foco em Diversidade e Inclusão.

Sobre a Rede de Mulheres Negras Líderes no Setor Público 
O propósito é criar vínculos, desenvolver lideranças e fortalecer a atuação em rede para gerar mudança nas políticas públicas e nas condições institucionais, para que mais mulheres negras assumam posições de liderança no setor público e consigam permanecer nos cargos.

A iniciativa é da Enap e do MIR, com apoio da Fundação Lemann. As ações de desenvolvimento de lideranças fazem parte dos programas Formação e Iniciativas Feministas (FIF) e Formação de Iniciativas Antirracistas (Fiar), e é voltada para mulheres negras que atuam no Governo Federal em cargos de coordenação ou acima.

Conectadas em rede, as mulheres:

  • promovem um espaço seguro para que possam compartilhar experiências, desafios e sucesso, fortalecendo sua identidade e autoestima;
  • desenvolvem capacidade de liderança;
  • se reconhecem e cultivam o senso de pertencimento ao setor público; e
  • contribuem com o empoderamento, o engajamento e a permanência delas próprias e de outras mulheres em posições de liderança.