A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Escola de Política e Gestão Pública

e Ambiental da Universidade de Indiana/EUA (SPEA), realizou, nesta segunda-feira (18), o Encontro Rede Alumni Altos Executivos. A palestra da atividade foi ministrada pelo professor associado clínico da SPEA, Mark Levin.

A diretora de Formação Profissional e Especialização da Enap, Iara Alves, destacou que "a Escola tem como objetivo que os encontros da rede forneçam a oportunidade para que seus participantes mantenham as alianças formadas durante os cursos, e para que haja sempre a troca de conhecimento e experiências entre eles".

Em sua palestra, Mark Levin abordou os desafios inerentes à gestão em contextos multigeracionais e as estratégias utilizadas para gerir efetivamente uma força de trabalho que contempla equipes de diferentes gerações. "É preciso levar em conta que as pessoas possuem vida fora do trabalho. Vocês precisam ter isso em mente. Sejam flexivos, e dialoguem com os membros de suas equipes. A comunicação é a chave. Nem todas as pessoas possuem os mesmos valores e prioridades. É preciso falar com eles, conhecê-los e entendê-los", disse.

Martin ressaltou que os altos executivos de hoje são responsáveis por mudar ou manter a cultura de seus respectivos órgãos: "Cabe a vocês ensinar a próxima geração, e isso vai determinar o futuro das suas instituições. Não deixem que eles aprendam por conta do acaso. Sejam vocês os mentores que a nova geração precisa".

Sobre a rede - A rede de Altos executivos da Enap traz a oportunidade de conectar os dirigentes públicos dos diferentes poderes e órgãos da administração pública brasileira. Com o potencial de formar alianças estratégicas, cadeias de valor e compartilhamento de gestão, essa rede possibilita também promover o acesso à diversidade de informação necessária para se inovar e formar novos conhecimentos. A combinação entre interação e aprendizado gerado pelas redes de colaboração trazem impacto direto no desempenho de seus participantes.

A Enap, enquanto escola promotora de iniciativas de formação e aperfeiçoamento de servidores públicos, busca capitalizar o potencial da rede de altos executivos, participantes dos cursos da Escola, com os objetivos de possibilitar a troca de conhecimento entre os participantes encorajando o compartilhamento de experiências de sucesso executadas nos diferentes órgãos; promover ações de aprimoramento em liderança no serviço público; proporcionar o aprofundamento do conhecimento em temas transversais, afetos às diversas organizações que integram a administração pública; permitir o alinhamento das estratégias de gestão adotadas pelos dirigentes para cumprimento das funções institucionais; expandir a rede de altos executivos públicos brasileiros colocando-os em colaboração com altos executivos de outros países; e potencializar o aprendizado a partir de metodologia prático-reflexiva, que conjuga teoria e prática a partir do intercâmbio de experiências entre os participantes.