A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta segunda-feira (18),

mais uma atividade do Ciclo de Palestras Conhecimentos Conexos, com o tema Boas práticas em Gestão Pública: A experiência da Secretaria de Planejamento de Niterói. O evento contou com a participação da secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle da Prefeitura de Niterói, Giovanna Victer.

Na abertura da atividade, o coordenador-geral de Especialização da Enap, Rodrigo Lima, afirmou que a ideia do encontro é continuar oferecendo espaço para que os alunos, parceiros e instituições tragam casos e debates importantes para trocas de experiências na área da gestão local. "O objetivo é fazer uma contextualização dos desafios que temos na condução das políticas e na gestão no município", completou.

Durante sua fala, Giovanna Victer apresentou dados do município de Niterói e falou sobre as estratégias utilizadas para alcançar as metas de desenvolvimento para a cidade. Ela abordou as diferentes situações no âmbito da economia, ciclo político, estruturas da prefeitura de acordo com a mudanças da Gestão Pública, entre outros temas.

Giovanna explicou que, no período em que começou a participar da gestão da prefeitura de Niterói, em janeiro de 2014, começou a se envolver com planejamentos estratégicos. As principais prioridades de atuação escolhidas foram: Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados; Modernização e Eficiência da Gestão; Gestão Fiscal e Transparência e Atendimento ao Cidadão. "O governo precisa estar aberto a refazer o planejamento de seu rumo a todo momento, mas ele tem que saber para onde está indo com clareza, porque senão ele se perde completamente nas urgências e acaba não entregando nada", afirmou.

Nos processos de desenvolvimento das estratégias, Giovanna relatou que o principal desafio foi o distanciamento entre governo e os cidadãos. Segundo ela, o objetivo do prefeito era aproximar a gestão da cidade de Niterói daquilo que é a sua sociedade: rica, conectada e educada. Para ela, foi a partir do Planejamento Estratégico "Niterói que queremos", seminário que reuniu mais de mil pessoas com o objetivo de conseguir entender quais eram que os desejos e expectativas das pessoas para a sua cidade, que foi possível elaborar a visão de futuro do planejamento estratégico, aonde queriam chegar nos próximos 20 anos.

Giovanna Victer frisou também a importância de ser transparente com a sociedade, e afirmou que a atividade de modernização na gestão possibilitou oferecer transparência através da internet, por ser possível deixar as decisões acessíveis para todos. "A transparência não é só uma medida de atender uma lei, mas é um jeito de governar, é explicar toda decisão que você toma. A transparência protege um bom gestor", concluiu.