Inscrição cancelada com sucesso!
Enap realiza palestra sobre desafios da sustentabilidade
"O maior desafio da sustentabilidade é a própria sustentabilidade" – afirmou André Lima, nesta quinta-feira (26), durante palestra na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília-DF, para os alunos do curso de Especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local.
Lima falou sobre os pilares para o desenvolvimento sustentável – aquele capaz de garantir as necessidades da geração atual sem comprometer a futura – está a preservação e manutenção do meio ambiente. "Nos últimos tempos, tem sido uma das pautas mais discutidas por líderes políticos e empresariais de todo mundo, principalmente por conta dos impactos das mudanças climáticas", disse.
André Lima é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). Foi coordenador de Políticas Públicas do Instituto Socioambiental, diretor de Políticas para Amazônia do Ministério do Meio Ambiente; e consultor jurídico da SOS Mata Atlântica. Foi também o coordenador de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local é distribuído em quatro áreas de concentração: Gestão Metropolitana, Planejamento Urbano, Infraestrutura e Gestão Local. Tem o objetivo de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.
Visa também a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos, sejam obrigatórias ou discricionárias, em especial a rede do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).