A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou nesta terça-feira (17), a Reunião do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu), em Brasília-DF. A atividade contou com a participação de representantes de diversas Escolas que compõem a rede Segu.



Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani disse que o grande desafio da atualidade é encontrar novas formas de trabalho. Segundo ele, o ensino evoluiu muito com a ajuda da tecnologia e das novas ferramentas tecnológicas que vieram para facilitar a aprendizagem. "Nós precisamos desenvolver novas formas de trabalho para conseguir alcançar nossos objetivos. Precisamos aproveitar o poder das tecnologias e desenvolver novas capacidades", disse.

Durante o encontro, foi realizada a palestra Capacitações de Escolas de Governo em ano de eleições – Boas Práticas da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram apresentados também alguns projetos e ações em andamento na Escola, como o Comitê de Gênero e Políticas Públicas da Enap; o Programa para Altos Executivos da Diretoria de Formação Profissional e Especialização da Enap; os Resultados da pesquisa Funções de Políticas e capacidades de implementação de políticas públicas; e a Especialização em Inovação em Educação e Tecnologias.

A atividade contou ainda com sessões paralelas sobre Comunidade de Práticas e Gestão do Conhecimento; As mudanças na regulação do MEC e as Escolas de Governo; Cooperação e Redes Internacionais. E um debate sobre a Inteligência Artificial aplicada ao governo.

Sobre o Segu - O Sistema de Escolas de Governo da União (Segu) está previsto no Decreto nº  5.707,  de  23  de  fevereiro  de  2006,  que  institui  a  Política  Nacional  de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).

O sistema tem como objetivos subsidiar o processo decisório do Comitê Gestor da PNDP; apoiar e disseminar a implementação da Política; potencializar as ações de capacitação dos servidores públicos; além de elaborar e executar o Programa de Capacitação Gerencial de Pessoal Civil, coordenado pela Enap. Atualmente, o Sistema é composto por 21 Escolas de Governo da União, tendo a Enap como coordenadora, atribuição dada pelo Decreto nº 5.707/2006.