Relançamento do comitê aconteceu nesta terça, 2, no Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

Foto: Ana Paula Benvegnu Fornari/Ascom-Enap

As diversas situações de discriminação, machismo, homofobia, assédios moral e sexual, e as diferenças no acesso a oportunidades ampliam as distorções no ambiente de trabalho. Para combater esses comportamentos e reduzir as desigualdades, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) retomou, nesta terça (2), o Comitê de gênero, raça e diversidade da Escola, que, de forma colaborativa e voluntária, planejará ações que estimulem a efetiva inclusão das pessoas no ambiente de trabalho.

“O comitê é muito importante para que coloquemos em prática, em casa, o que defendemos para a administração pública: a defesa da igualdade de gênero, raça e oportunidades para todos”, pontuou a presidenta da Enap, Betânia Lemos. E acrescentou: “É importante que nossas ações sirvam de exemplo para todo o Governo Federal”.

No relançamento do comitê, servidores e colaboradores participaram de palestra, e posterior debate, sobre o tema "Assédio moral e sexual no trabalho: saiba como identificar e como denunciar”, com a Procuradora do Trabalho Claiz Gunça e a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances. “O combate ao assédio é uma luta de todos. Que colegas possam apoiar uns aos outros em prol de um serviço público sem assédio”, alertou Gunça. 

Participaram ainda do evento o diretor de Gestão Interna, Lincoln Jorge Junior, a diretora de Educação Executiva, Iara Alves, e a presidente da Comissão de Ética da Enap, Keicielle Schimidt.

Em seu discurso, Iara Alves ressaltou as desigualdades e discriminações presentes no ambiente de trabalho e frisou a importância de se combater esses comportamentos. “As pessoas não podem ser definidas por suas diferenças”, destacou.

Saiba mais sobre como combater os assédios moral e sexual na administração pública com o Guia Lilás, produzido pela Controladoria-Geral da União.

Acesse:

https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf

Denúncias e outras informações podem ser enviadas pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal, o Fala.BR, no link: 

https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f