Inscrição cancelada com sucesso!

Em segunda edição, Sou Enap lança novas páginas, intranet e programas para servidores e a sociedade

Bell Vilanova

Começou, nesta quinta-feira (27), o Sou Enap, o evento que conecta todos os colaboradores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). E a segunda edição teve início com uma programação repleta de informações, dados e resultados da Escola em diferentes ações e temáticas, como diversidade e inclusão, interiorização, entre outras. Representantes das diretorias também apontaram as expectativas e as ações em andamento no tema prioritário para 2025: clima e meio ambiente. 

Em transformação digital e inteligência artificial, a Enap já apresentou mais de 50 mil certificados em cursos sobre IA e mais de 40 emitidos no Bootcamp Machine Learning. Alcançou 823 inscrições para o MBA em Ciência de Dados e IA, com 40 selecionados, e lançou mais de 43 desafios na Plataforma Desafios – sendo 9 em IA -, já na versão 3.0, e mais de 100 soluções aceleradas. 

Ainda na temática, recentemente, a Escola organizou os seminários “IA Generativa e Meio Ambiente”, que registrou o pico de 4 mil pessoas on-line assistindo ao evento, e o “IA, Governança e Democracia”, com mil inscritos e 300 participantes.

E as transformações digitais da Escola vão desde a secretaria escolar ao laboratório de inovação. Apresentado em 2024, está no ar o Observatório da Enap, com dados organizados e disponíveis, cruzados entre várias diretorias. Para a formação dos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a área de tecnologia da informação e secretaria atuaram juntas em 1.683 matrículas realizadas, sendo 419 em um único dia, homologadas e fechadas. 

O Sou Enap também apresentou os lançamentos do chatbot Bel, da secretaria escolar, para dar continuidade ao processo automação dos atendimentos, e o Aprendizágil, nova modalidade de microlearning (microaprendizagem) na Escola Virtual de Governo (EV.G). São pequenos conteúdos, rápidos, concisos e acessíveis para aprofundar conhecimentos. 

Diversidade de raça e gênero 

Preocupada com as questões de gênero e raça, a Escola lançou, entre outras possibilidades, a turma exclusiva de Phyton para mulheres. Com a expectativa de receber apenas 30 candidatas, ao todo, 300 mulheres se inscreveram. Em 2024, o Programa LideraGov apresentou sua edição 4.0, exclusivo para pessoas negras, com turma formada majoritariamente por mulheres. 

Entre as ofertas de cursos de melhor desempenho, a Enap identificou a iniciativa sobre Comissões de Heteroidentificação. E, para 2025, há previsão de 10 turmas com esse conteúdo. O Programa Cátedras Brasil, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lançou no último ano o Cátedras Negras, voltado à divulgação de conhecimento aplicado em práticas inclusivas e programas de igualdade racial. 

A Enap ainda lançou o Maternidade Conectada, um projeto que reconhece e apoia as trajetórias de mulheres que foram mães recentemente e retornaram de suas licenças-maternidade, com apoio psicológico, nutricional, além de orientações e acompanhamento do planejamento pessoal. Uma parceria com a Associação de Centro e Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e o projeto de extensão da Universidade de Brasília, CASA UnB.  

Enap aqui e acolá  

Os resultados da Enap se estendem a mais de 20 parcerias com instituições e órgãos internacionais, que já geraram mais de três mil certificados emitidos para países do sul global. A EV.G está presente em 192 países, com maior número de inscritos em Angola, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Cabo Verde e Peru. Além disso, sete alunos do mestrado da Escola são de São Tomé e Príncipe (2), Cabo Verde (2), Angola (2) e Moçambique (1).

Em acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Enap tem promovido a formação de formadores em São Tomé e Príncipe, em busca de maior autonomia na administração local e desenvolvimento do corpo técnico e gerencial. Na parceria, os professores são capacitados a partir de cursos da EV.G, com aulas síncronas.

Representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Peru e Equador também participaram do Curso Internacional em Políticas Públicas Intersetoriais em Segurança Alimentar na Escola, em 2024.

Em 16 de abril, a Enap lançará o Enap Aqui, que estava em fase de testes no último ano, no estado do Pará. O projeto combina aulas na EV.G e oficinas práticas, ministradas por professores da região, formados pela Enap. Ainda, o MBA em Gestão Pública da Escola foi remodelado e abriu quatro turmas em janeiro, com quatro mil inscritos, sendo mil inscritos de estados e municípios, para 150 vagas exclusivas.

Urgência e prioridade

Este ano, a Enap, em consonância com a COP 30, que será realizada em Belém, tem como prioridade o tema meio ambiente e mudança climática tanto para os cursos quanto os eventos que serão realizados na Escola. Conforme levantamento, mais de 60 atividades de todas as diretorias reforçam essa escolha.

Na página do Holofote, por exemplo, é possível encontrar artigos e materiais a respeito da temática. Ainda, o curso “Liderando para o Desenvolvimento” oferece uma série de ações nos temas sobre desenvolvimento sustentável, relacionados à agenda do clima e da COP 30.

A Revista do Serviço Público (RSP) fará um número especial sobre clima. O Guia de Diversidade agora será Guia da Mudança Climática e o Cátedras já está com pesquisa em andamento em meio ambiente, pela qual o bolsista selecionado faz um estudo sobre municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

O maior evento de inovação da América Latina, a Semana de Inovação, evento produzido pela Enap há 11 anos, também tem como tema principal o meio ambiente, com: “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”. A edição deste ano será entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em formato híbrido, e a chamada pública de atividades já está aberta.

Dever de casa 

Em último levantamento interno, foi constatado que a usina fotovoltaica de geração de energia limpa da Escola gerou 320 mil kW/h de energia, mais de 32% de economia (R$ 200 mil), evitando mais de 30 toneladas de emissão de gases de efeito estufa. A confirmação do compromisso da Enap em ser um exemplo de responsabilidade social e ambiental.

Conhecimento e prática para a transformação do Estado 

Ainda nesta quinta-feira, o evento teve um talk-show intitulado “Conhecimento e prática para a transformação do Estado”, com a presença da presidenta da Enap e dos principais líderes de cada uma das diretorias da Escola.

O grupo abordou temáticas como democracia, diversidade e justiça social, sustentabilidade socioambiental, participação social, atuação colaborativa, responsabilidade fiscal e social e excelência na gestão, além de exaltar algumas iniciativas da Escola, que causam impacto na administração pública e na sociedade.

Iara Alves, por exemplo, pontuou como a Escola trabalha para a equidade de gênero e raça dentro dos cursos de formação para a administração pública. “A cada grupo de mulheres, de pessoas que vem fazer nossos cursos, a gente vê que a gente consegue expandir os horizontes”, aponta.

“Quando a gente tem a consciência que essas desigualdades podem ser comparadas com políticas que tem o propósito de combater essa desigualdade de gênero, a gente não está transformando não só a gestão pública, mas também a nossa sociedade”, completa.

Além de Betânia Lemos, estiveram presentes no talk-show a diretora executiva Natália Teles da Mota; Bráulio Figueiredo, da DDPRO; Lincoln Moreira, da DGC; Camila Medeiros, da GNova; Iara Alves, da DEX; e Alexandre Gomide, da DAE.

Intranet 

O evento terminou com uma grande novidade, que volta a afirmar o esforço da Escola em unir seus funcionários e promover conexões para além do âmbito profissional: a Enap lança, nesta quinta, a Rede SouEnap.

“A gente inaugura uma nova cultura. Uma nova forma de se conectar e se integrar na escola”, garante Lincoln Moreira.

A plataforma vai trazer informações sobre a estrutura da Escola, como os horários das atividades físicas, os eventos diários na instituição, entre outros.

Destacam-se ainda as comunidades. Em uma delas, intitulada “Comunidade Pet”, os funcionários poderão mostrar fotos de seus animais de estimação ou promover uma vaquinha para comprar ração aos gatos que moram na instituição.

Update cookies preferences