Inscrições vão até 26 de setembro; podem se inscrever municípios, autarquias, fundações, empresas públicas locais e consórcios municipais

A Enap abre hoje (10/9) as inscrições para propostas de projetos dos municípios que queiram receber apoio técnico e metodológico na construção de soluções que contribuam para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A iniciativa está relacionada à Agenda 2030, coordenada pela Organização das Nações Unidas – ONU, compromisso global assumido em 2015 por 193 países, inclusive o Brasil.

Com o slogan Cidades que transformam: uma jornada de inovação para a sustentabilidade, a GNova Transforma, responsável pelo projeto, ajudará as cidades a desenvolverem projetos que visem a torná-las mais sustentáveis, inclusivas, diversas e empreendedoras. O objetivo é fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população. 

Os desafios apresentados podem estar relacionados com qualquer um dos 17 ODS, desde que estejam bem delimitados. A equipe da Enap contribuirá com facilitação de oficinas, orientação para a pesquisa de campo, levantamento de dados e evidências, interlocução com especialistas e gestores de políticas relevantes, mapeamento de experiências exitosas, mentoria e apoio técnico para que a equipe do município desenvolva soluções adequadas à sua realidade.  

Essa é mais uma iniciativa da Enap para promover o desenvolvimento e construção de capacidades na esfera municipal. Ao fim da jornada, os municípios irão criar soluções inovadoras para desafios públicos relacionados à Agenda 2030 nos governos municipais.

“A GNova Cidades vai adaptar a experiência da Enap, acumulada em 20 anos de processos de construção colaborativa e 5 anos de projetos de inovação pública, para a realidade dos municípios”, diz Fernanda Machiaveli, coordendora da GNova Transforma. Ela destaca que para isso, o Cidades que Transformam vai contar com a parceria de organizações que atuam há anos com municípios na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como o PNUD,  Comunitas, Agenda Pública, Instituto Alziras e Delivery Associates.

Como funciona 

O Gnova Cidades busca:

  • Mapear e difundir soluções inovadoras já adotadas em municípios para desafios semelhantes 
  • Estreitar a cooperação entre os níveis federal e municipal para o desenvolvimento de projetos que promovam a Agenda 2030 
  • Disseminar abordagens e metodologias de inovação no nível municipal
  • Desenvolver competências de inovação nos servidores públicos municipais 
  • Consolidar os aprendizados dos projetos em publicação com vistas a difundir os métodos e soluções desenvolvidas para outros municípios.

Em conjunto com os municípios, a Enap irá apoiar o aprimoramento de políticas públicas; estratégia de implementação de políticas setoriais e  desenho e redesenho de serviços públicos.

Outra frente é a implementação de pilotos de políticas públicas, mapeamento da jornada do usuário, prototipação e testes de soluções digitais. 

Quero enviar meu projeto

Sua cidade tem um desafio relacionado à Agenda 2030?  Sua equipe quer apoio para tornar seu município mais sustentável, inclusivo, diverso e empreendedor?

Inscreva seu projeto até 26/09

Saiba tudo em  https://bit.ly/gnovacidades

Critérios básicos para inscrição de projetos

Os proponentes devem pertencer à administração pública municipal direta, autárquica ou fundacional. Também podem submeter projetos os  consórcios de prefeituras. O projeto deverá apresentar um problema público relacionado aos objetivos da Agenda 2030 no município.

O órgão proponente deve dispor de equipe para participar das atividades do projeto, conforme cronograma a ser pactuado, o que deve demandar de 3 a 5 horas semanais de dedicação por até cinco meses. Será exigido o compromisso da instituição proponente em construir solução ou estratégia de forma colaborativa e com foco nos usuários/cidadãos.

Cronograma e temáticas para submissão de projetos

Ao todo, serão seis temáticas:

  1. Cidades sustentáveis: saneamento básico, gestão dos resíduos sólidos, da água e de energias renováveis, habitação,  mobilidade  e mitigação das mudanças climáticas 
  2. Cidades inclusivas: inclusão social e produtiva, segurança alimentar e redução da pobreza e desigualdades
  3. Cidades que cuidam: educação, infância e adolescência
  4. Cidades que enfrentam a Covid-19: saúde e governança 
  5. Cidades pela diversidade: promoção da inclusão e da igualdade racial e de gênero
  6. Cidades empreendedoras: tecnologia, inovação, economia criativa, ambiente de negócios, micro e pequenas empresas, startups, economia verde e negócios de impacto social. 

As inscrições  devem ser enviadas até 26 de setembro de 2021, com preenchimento do formulário disponível em https://bit.ly/cidadesquetransformam, onde constam as orientações sobre como inscrever sua iniciativa. A análise será feita pela equipe da GNova, levando-se em consideração os critérios estabelecidos. 

As melhores propostas serão convidadas a participar de uma apresentação (pitch), momento em que as equipes discutirão e defenderão sua ideia. Dia 18 de outubro serão divulgados os projetos selecionados e a prioridade de atendimento. Será celebrado com os municípios então um plano de trabalho para formalizar a parceria entre a Enap e a respectiva prefeitura.

As oficinas e trabalhos de campo se iniciarão ainda em novembro e se estenderão por aproximadamente cinco meses, dependendo da complexidade de cada projeto selecionado. Veja todas as informações sobre a jornada no site da Enap.

Tem dúvidas? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Outros projetos 

 O Gnova Transforma atua em parceria com instituições públicas nas áreas de solução de problemas públicos (como é o caso do Cidades que Transformam), gestão estratégica (projetos diferenciados para secretarias e órgãos da alta administração pública) e formação de facilitadores, para preparar servidores públicos para atuarem com projetos de transformação governamental.

No período de 2020 e 2021, a GNova Transforma atuou em 36 projetos de inovação e transformação com órgãos e entidades do governo federal, dos quais 31 foram na forma remota, quatro presenciais e um híbrido. Ao todo foram 322 oficinas com 2.362 participantes e 3.181 horas de trabalho.

Foram desenvolvidos e implementados projetos como: