As atividades presenciais marcaram o encontro da turma participante do “Programa de Liderança em Desenvolvimento Sustentável: Brasil”, curso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Escola de Funcionários do Sistema das Nações Unidas (UNSSC, na sigla em inglês).
Entre os temas abordados nas dinâmicas em sala de aula, estiveram a Agenda 2030 e a tríplice crise planetária. Além de desenvolverem uma rede de contatos, os servidores e servidoras da turma foram capacitados com habilidades para liderar, comunicar, e tecer parcerias em prol da sustentabilidade.
O curso, que teve carga horária de 60 horas, abordou conceitos e competências de liderança para o desenvolvimento sustentável adaptados ao contexto brasileiro foi destinado a ocupantes de cargos de liderança a partir de FCE/CCE 13 – ou equivalentes em órgãos e entidades federais, estaduais e municipais. A etapa final da formação aconteceu em Brasília (DF), no Sebrae Asa Sul, entre os dias 3 e 6 de junho, após 12 sessões on-line.
Para Natália Cassanelli Herft, coordenadora do curso, “foi recompensador ver o entusiasmo e a motivação com que todos os (as) participantes saíram do curso, cheios de ideias e ações para serem implementadas". “O ponto alto do curso é justamente a oportunidade que os participantes têm de formar essa rede diversa, que engloba diferentes órgãos das três esferas governamentais. O resultado disso é o fortalecimento dessas instituições e de suas capacidades em promover o desenvolvimento sustentável de forma ampla e duradoura”, refletiu.
Durante a fala de encerramento do programa, a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, ressaltou que a formação trouxe conceitos e competências de liderança para o desenvolvimento sustentável adaptado ao contexto brasileiro e é um marco na carreira dos servidores públicos que participaram. “Nós somos servidores públicos, estamos em liderança, não fazemos nada sozinhos. Juntos conseguirmos dar sustentabilidade para os sonhos que a gente quer para o nosso país. Então, agora, vocês saem daqui, sendo influenciadores de ideias para o desenvolvimento sustentável. Parabéns por essa jornada e espero ver vocês em outros cursos na nossa escola", destacou Iara.
Suiá Kafure da Rocha, aluna do curso, destaca a troca de experiências ofertada pelo programa da Enap: "Participar do 'Programa de Liderança em Desenvolvimento Sustentável: Brasil' tem sido uma oportunidade única para aprimorar minhas habilidades de liderança e aprofundar meu conhecimento em políticas de sustentabilidade no nível global e nacional. Além disso, a troca de experiências com outros líderes e especialistas está sendo valiosa para fortalecer minha atuação em projetos de grande impacto ambiental e social. Este curso é fundamental para meu trabalho como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pois me permitirá implementar políticas públicas mais eficazes e inovadoras, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo no Brasil", finaliza.
A reserva de vagas para o curso foi realizada com base em critérios previamente estabelecidos, visando garantir a equidade e a representatividade no processo seletivo. Foram consideradas a ocupação de cargo de liderança compatível com o perfil definido para o curso, a experiência prévia em funções de liderança e a demonstração de motivação para participação.
Além disso, foram asseguradas 40% das vagas para pessoas negras, respeitando o compromisso com a equidade racial. Também foi observada a paridade de gênero, bem como a promoção da diversidade institucional, com a inclusão de participantes de diferentes órgãos, garantindo uma composição plural e representativa.