Confira os vídeos na íntegra!



O GNova, laboratório de inovação da Enap, realizou no dia 07 de outubro uma edição especial do GNpapo. Em clima da 5ª Semana de Inovação, o bate-papo reuniu quatro especialistas internacionais, referências mundiais em suas áreas de atuação.

Foram três painéis dedicados ao debate de temas cruciais para o futuro da administração pública, como trabalho, Ciências Comportamentais e laboratórios de inovação. Confira os vídeos:






Saiba mais sobre os palestrantes

Zeina Afif é cientista social sênior da Unidade de Mente, Comportamento e Desenvolvimento do Banco Mundial (eMBeD). Atualmente, está trabalhando na aplicação de insights comportamentais para melhorar o acesso de mulheres a financiamentos e empregos, mitigar o desemprego juvenil, reduzir a violência contra as mulheres, promover a coesão social e melhorar o acesso da população a serviços e programas públicos em projetos ao redor do mundo. Antes de ingressar na equipe, Zeina apoiou projetos do Banco Mundial nas áreas de comunicações e insights comportamentais e trabalhou em países como Egito, Indonésia, Iraque, Kuwait, Omã e Iêmen nas áreas de arrecadação, proteção social, responsabilidade social e engajamento cidadão. Zeina possui MBA pela George Washington University e Mestrado em Ciência Comportamental pela London School of Economics.

Gary A. Bolles é Professor da Cátedra de Futuro do Trabalho da Singularity University. Nessa função, ele lidera os esforços da Singularity para capacitar uma comunidade global com a mentalidade, o conjunto de habilidades, e a rede para criar um futuro abundante de trabalho e aprendizado. Na transição sísmica para o que Bolles chama de economia digital do trabalho, indivíduos, organizações, comunidades e países precisam desenvolver um entendimento compartilhado da dinâmica das mudanças disruptivas, colaborar no desenvolvimento de estratégias eficazes e garantir que todas as pessoas tenham acesso a um trabalho com propósito e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. É um dos maiores especialistas globais na temática do futuro do trabalho e futuro da aprendizagem.

Mark Hallerberg é Pró-reitor de Pesquisa e Professor de Gestão Pública e Economia Política da Hertie School of Governance, em Berlim. Na Hertie School, leciona a disciplina “O que torna os laboratórios de inovação pública efetivos?”, entre outras. Em sua extensa carreira, assessorou várias organizações, inclusive o Banco Central Europeu, a Corporação Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Ernst e Young, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Obteve seu PhD em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 1995.

Sabine Junginger é Professora de Negócios e Design da The New Design University. Especialista internacionalmente reconhecida em design centrado no ser humano e seu papel na inovação, ela é autora de dois livros que se se tornaram leitura obrigatória para estudantes de design management ao redor do mundo (The Handbook of Design Management, 2011 e Designing Business and Management, 2016). Em 2017, também publicou o livro Transforming Public Services by Design: Re-orienting Public Policies, Organizations and Services around People. Já aconselhou iniciativas governamentais em diversos países (Mindlab, Dinamarca; DesignGov, Austrália) e é membro do Politics for Tomorrow, uma iniciativa focada em conectar a teoria e a prática do design com a formulação e implementação de políticas públicas.