Com o objetivo de apresentar e debater os dilemas, problemas, desafios e possíveis soluções para a adequação do governo federal à era do governo digital, considerando as tendências em tecnologia da informação e comunicação, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove o encontro Desafios para o Governo no Brasil. A iniciativa ocorre no âmbito do apoio à pauta de desburocratização – Programa Brasil Eficiente, e é realizada em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento,

Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP) e com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, disse que já está em andamento uma série de transformações importantes no país, principalmente na área de tecnologia. Para ele, o encontro nasceu da necessidade de acelerar esse processo de transformação e modernização do governo. "Estamos buscando através da plataforma do comitê de desburocratização do programa Brasil Eficiente avançar essa agenda. É um esforço de acelerar o processo de transformação e modernização do país", afirmou.

Ideia também defendida pelo secretário-adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP (Setic/MP), Luis Felipe Monteiro. De acordo com ele, a redução da burocracia é o primeiro passo para melhorar a vida do cidadão que utiliza serviços públicos. "A sociedade está bastante digitalizada. O brasileiro não tolera mais uma experiência do serviço público diferente do que ele tem no serviço privado", destacou Monteiro.

Durante o encontro foram debatidos temas como: Plataformas e interoperabilidade no setor público: as vantagens do governo integrado; Infraestrutura de TI – como prover suporte à prestação de serviços públicos com mais eficiência; e Serviços públicos digitais – acelerando a transformação digital. São medidas do governo para desburocratizar, simplificar a administração, modernizar a gestão pública e melhorar a prestação de serviços às empresas, aos cidadãos e à sociedade. 
Confira o vídeo: