Programa recebeu prêmio do Apolitical este ano no Reino Unido

Capacitação de prefeitos: cinco lições sobre estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da liderança local é o artigo publicado por três gestores da Enap na revista da Apolitical, uma instituição que reúne experiências de governos do mundo inteiro.

O artigo aborda o desafio de atrair e engajar prefeitos em programas de capacitação, para que novas abordagens para implementar melhores políticas públicas tragam benefícios para as comunidades locais.

A primeira das cinco lições apontadas é sobre a necessidade de parceiros de nível local, especialmente em um país grande e diverso como o Brasil. “Quando os prefeitos veem parceiros que se comunicam com eles diariamente e conhecem as especificidades de seus desafios locais, tendem a acreditar mais no programa de capacitação e no que ele pode oferecer”, diz o artigo.

Comunicação simples é a segunda lição, porque gestores municipais geralmente não usam canais formais de comunicação. O artigo diz que “uma ótima dica é fazer perguntas que os ajudem em seus desafios diários, do tipo: Como posso fazer minha cidade entrar no mundo digital? Por que minha cidade deve ser sustentável?”.

A terceira lição é sobre criar espaços de networking dentro e fora de sala de aula. Os agentes políticos têm necessidade de encontrar novas alianças por onde passam. “As conexões são essenciais para os prefeitos, então procure proporcionar a eles momentos de networking”.

Segundo o artigo, é importante criar espaços para que os agentes públicos possam compartilhar experiências. “Invista em momentos que eles possam compartilhar seus ganhos e dores, pois novas soluções e parcerias podem surgir quando forem identificados desafios e objetivos comuns”.

Por fim”você não terá todas as respostas, mas poderá ajudá-los a encontrar”. Ter equipe multidisciplinar e coesa é importante. “A variedade de atividades que você precisará realizar para alcançar seus objetivos finais é algo que precisa ser cuidado com sabedoria e eficiência”, esta é a quinta lição.

Confira o artigo na íntegra aqui: https://bit.ly/artigo_premio

 

Sobre o programa Liderando para o desenvolvimento

É uma iniciativa inédita e gratuita da Enap para formação de alto nível de lideranças locais em gestão pública e setores estratégicos. O programa prepara prefeitos, secretários estaduais e municipais para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos cidadãos.

Conta com método diferenciado, aulas ao vivo e renomados especialistas, que discutem soluções para os problemas vivenciados nos estados e municípios. Em 2021, foram formados 933 gestores.

Sobre o Prêmio Apolitical

Com a equipe do Programa Liderando para o desenvolvimento, a Enap foi a vencedora do Prêmio Global Public Service Team of the Year, da Apolitical, na categoria Community Innovators.

 

Sobre os autores

O artigo é da autoria de João Vitor Domingues, Coordenador-geral de Formação de Altos Executivos; Isadora Lacava, Coordenadora do Programa Liderando para o Desenvolvimento; e Rodrigo Torres, Diretor de Educação Executiva, todos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).