O potencial do uso de dados para impulsionar a eficiência e a inovação na gestão de pessoas no setor público foi debatido durante a apresentação de cases no painel “Gestão Pública Inteligente: aplicando People Analytics”, realizado na tarde desta quinta-feira (28). O debate foi parte da programação do XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), realizado na Enap, em Brasília. A partir de conceitos da abordagem e da aplicação na prática organizacional, representantes da Enap expuseram suas experiências para o público.
O diretor de Gestão Corporativa (DGC) da Enap, Lincoln Moreira, defendeu que antigos problemas da administração pública precisam de soluções novas e inovadoras para serem eficientemente tratados. "A administração se depara constantemente com problemas que, aparentemente, são insuperáveis. Normalmente, as velhas soluções usadas para abordá-los se mostram ineficientes. O que pretendemos é provocar os servidores a trabalharem de maneira diferente, pensando novas soluções para os problemas antigos e, assim, driblar as restrições e entregar aquele valor que a sociedade espera de nós", disse o dirigente da Enap.
Ao lado da coordenadora-geral substituta de Gestão Estratégica e Modernização (CGGP) da Enap, Kátia Simões, o diretor apresentou o conceito de People Analytics, sua estruturação e detalhes de como a abordagem pode trazer benefícios práticos para o planejamento e para a gestão estratégica dos recursos humanos. Eles falaram ainda sobre como a estratégia gera eficácia e eficiência para a administração pública. Kátia reforçou o impacto positivo do conceito abordado na gestão de pessoas. “Por meio do People Analytics, podemos identificar padrões e propor soluções mais assertivas, otimizando recursos e promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e inclusivo”, afirmou Kátia.
Lincoln destacou a integração entre tecnologia e políticas públicas como essencial para o sucesso dessa abordagem. “Decisões baseadas em dados são fundamentais para modernizar a gestão pública e garantir que as políticas de recursos humanos atendam às necessidades contemporâneas com eficácia e inovação”, declarou ele.
Desafios éticos e operacionais
Os desafios também foram abordados no painel, como a necessidade de treinamento para gestores, de investimentos em infraestrutura tecnológica e de responsabilidade ética no uso de dados de servidores públicos. “O compromisso com a privacidade e a transparência é essencial para implementar People Analytics de forma ética e eficaz”, destacou Kátia. Ela salientou a presença de três desafios principais para que a abordagem ganhe escala: a capacitação dos profissionais, a barreira de mudança de cultura e o entendimento das lideranças sobre a relevância e os benefícios da abordagem.
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
Serviço:
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF