As inscrições estão abertas até 7 de março e podem participar laboratórios municipais, estaduais e federais

A equipe do GnovaLab da Enap vai selecionar até 10 laboratórios de inovação do País para receber apoio gratuito durante cinco meses.

O objetivo é incentivar e estimular a criação e desenvolvimento de laboratórios de inovação no setor público, por meio de apoio metodológico e troca de experiências nesses projetos de inovação. Paralelamente, busca-se também formar uma rede desses laboratórios no Brasil.  A chamada está disponível para estados, municípios e órgãos federais.

“Podem se candidatar laboratórios de inovação governamentais de todo o país. O projeto, que deverá ser apresentado pelos interessados, deve trazer um problema público que precisa de solução. O objetivo é construir uma solução inovadora para esse problema que beneficie a sociedade e o governo”, explica Marizaura Simões, coordenadorado GNovaLab.

Laboratórios de inovação no Brasil

Nos últimos anos, tem crescido o número de laboratórios de inovação em órgãos públicos. Segundo levantamento feito pelo pesquisador Hironobu Sano, no ano passado, foram identificados 43 laboratórios de inovação nos três Poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo – e que atuam nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal, contemplando todas as regiões brasileiras.

Pensando em fomentar o ecossistema de inovação pública no país, por meio desta chamada, a equipe do GnovaLab selecionará até 10 laboratórios recém-formados ou em fase final de implantação para apoiá-los nesse trabalho de inovação. A ideia é capacitar as equipes desses novos laboratórios. 

Serão abordadas metodologias e experiências que são e já foram utilizadas pelo GnovaLab ao longo da sua trajetória. Entre elas o design thinking, design etnográfico, design sistêmico e ciências comportamentais.

Quer ler mais sobre o assunto? Veja o “Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública” em https://bit.ly/ciclos_vida_labs

Para saber todos os detalhes da chamada de laboratórios, consulte a página do GNovaLab: https://bit.ly/janela_gnova