A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe, no período de 23 a 25 de abril, mais três grupos de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que estarão envolvidos na discussão de soluções sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país. Ao longo dos três dias, os conselheiros que participam dos grupos de trabalho tratarão

sobre os temas Revolução DigitalProfissões do Futuro e Pacto Federativo.

Na abertura dos grupos de trabalho, o ministro-chefe da Casa Civil e secretário-executivo do Conselho, Eliseu Padilha, agradeceu à Enap por ceder seu espaço para que as reuniões sejam realizadas: "Quero agradecer a disponibilidade da Enap de forma permanente para que possamos ter uma casa de alto nível. Com isso, temos um local para realizar os grupos de trabalho que é um dos mais tradicionais no campo do conhecimento da administração pública do nosso país", afirmou.

O presidente da Enap, Francisco Gaetani, destacou que "a maioria das soluções que o nosso país precisa não está na prateleira, elas precisam ser construídas, processadas e dependem da contribuição de todos". "Costumo dizer que, se cada um fizer a sua parte, ainda não é o suficiente, precisamos de alguma coisa que venha de todos, e acho que a contribuição de vocês segue nessa perspectiva", explicou Gaetani.

A secretária do CDES, Patrícia Audi, ressaltou que "a oportunidade de discutir esses temas mostra que o país, o governo e a sociedade civil aqui representada estão atentos à necessidade de adaptação, reformulação e proposição de políticas públicas que atendam ao momento atual do Brasil".

Ao final dos trabalhos serão indicadas novas recomendações pactuadas entre o conjunto de conselheiros, que serão apresentadas formalmente ao presidente da República em junho. As proposições visam contribuir com o governo na sustentação do desenvolvimento econômico e social.

Sobre – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), também conhecido como Conselhão, é um dos mais importantes instrumentos contemporâneos de participação social no Brasil, assim como ocorre em várias democracias pelo mundo, como França, Espanha, Holanda, África do Sul, Coréia do Sul, República Dominicana e Panamá. Seu trabalho consiste no assessoramento direto ao presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal – característica que o distingue dos demais conselhos de governo.