"É um espaço de criação, onde o servidor pode ousar nas suas iniciativas,

e obter mais confiança e energia para o trabalho". Essa foi a visão da aluna Camila Barbosa, Oficial Técnica de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), ao concluir o curso de Lideranças em Tecnologia da Informação e Comunicações (TI), encerrado nesta quinta-feira (14), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Em uma abordagem interdisciplinar, o conteúdo do curso trouxe temas como Gestão de Pessoas, Gestão Governamental, Gestão Estratégica de TI e Comunicação, Gestão e Ciência de Dados, Inovação em TIC, Tecnologias disruptivas, Gestão de Operações de Serviços, Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros. A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da Escola.

No último dia de curso, os(as) alunos(as) apresentaram projetos inovadores que foram desenvolvidos ao longo de toda a capacitação. A Coordenadora-Geral de Tecnologia da Informação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Natércia Souza, ressaltou a qualidade do material didático e como o caráter multidisciplinar do curso contribuiu para seus desafios cotidianos.

"Temos dificuldade na gestão de pessoas, pois alguns servidores são mais fechados e não sabemos como lidar. Aprendi no curso a importância de mostrar para a equipe para o que eles estão fazendo aquele trabalho e qual é o objetivo final do órgão de maneira mais ampla.  Entendi como isso pode criar vínculo entre a equipe e melhorar a motivação de todos no ambiente profissional", afirmou.

Metodologia - Ao longo dos cursos, os(as) alunos(as) são apoiados pela tutoria de especialistas da Enap. Por meio da metodologia "sala de aula invertida", os(as) participantes assistiram aulas, leram textos, pesquisaram e discutiram online para, em seguida, aprofundarem os conceitos em estudos de caso e oficinas presenciais, proporcionando uma experiência educacional inovadora e customizada.

Sobre o PDL – No Programa de Desenvolvimento de Lideranças, os(as) líderes são avaliados(as) e desenvolvidos(as) com base em modelos de raciocínio e na habilidade de solucionar problemas e gerenciar projetos do mundo real. O Programa também possibilita a construção de uma valiosa rede de relacionamentos, que permitirá compartilhar experiências e soluções para os problemas e desafios comuns dos gerentes setoriais do governo federal.