Afinal, será que os(as) servidores(as) conseguem enxergar as necessidades do usuário do serviço público?

Este e outros questionamentos foram debatidos pela Rede de Inovação no Setor Público – InovaGov, no encontro realizado nesta quarta-feira (13), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Representantes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Laboratório Sabin e de diversas organizações prestigiaram o evento.

O primeiro a explanar sobre o tema foi o gestor do Instituto Sabin, Fabio Deboni, que trouxe um pouco do que é feito na iniciativa privada. Para ele, é fundamental colocar o cliente no centro e estar atento na hora de selecionar pessoas para sua equipe. Não somente pela habilidade técnica, mas também pelo "sorriso no rosto" e os valores do(a) candidato(a). Fábio listou cinco passos importantes para cultivar na gestão de pessoas: Desafiar; Reconhecer avanços; Recompensar; Comemorar e Desenvolver pessoas.

Já no contexto da gestão pública, o representante da Enap no evento, o Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento, Guilherme Almeida, destacou que não se pode olhar para a administração pública sem pensar em resultados. E comparou o trabalho com o que acontece no futebol.  "Temos um desafio de fazer em nosso trabalho um ‘futebol' de resultados ou apenas um ‘futebol' de arte, com embaixadinhas para a torcida".

O Diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, explicou que na Instituição o esforço é contínuo para agregar valor para a sociedade e para o serviço público, além de mitigar riscos. "Além de entregar serviço de qualidade e ao mesmo reduzir o tempo de atendimento, também focamos na melhora de cadastro e da recepção de documentos. Com isso, em seis meses, foram ao todo 7 milhões de pessoas cadastradas no sistema", relatou.

Sobre o InovaGov - A Rede é formada por​organizações e pessoas de diferentes setores da sociedade voltados para estimular e viabilizar a inovação no setor público no Brasil.