A primeira-dama Janja Lula da Silva e as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Cida Gonçalves (Mulheres) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) serão protagonistas em uma conferência sobre inclusão social e sustentabilidade nesta quinta-feira (28/11), às 9h, no XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. O evento, realizado na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), reúne especialistas para discutir como políticas públicas podem promover um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
Socióloga, Janja tem se destacado como uma importante voz em prol do desenvolvimento social e da preservação ambiental. Sua atuação é marcada pelo apoio a políticas de combate à pobreza, defesa da igualdade de gênero e fortalecimento de programas sociais que promovem inclusão e justiça social. No campo ambiental, Janja tem enfatizado a necessidade de preservação da Amazônia e o combate às mudanças climáticas, reforçando a importância do Brasil como líder global em sustentabilidade. Ao utilizar sua visibilidade para fomentar debates e apoiar iniciativas nessas áreas, Janja contribui significativamente para colocar questões sociais e ambientais no centro das discussões públicas.
As ministras e a primeira-dama vão participar da conferência “Estado, Inclusão e Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas”. Marina Silva, reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa do meio ambiente, abordará estratégias para integrar políticas ambientais com desenvolvimento econômico sustentável, ao lado de Sônia Guajajara, líder indígena de destaque, Macaé Evaristo, com trajetória na promoção dos direitos humanos, e Cida Gonçalves, atuante na defesa dos direitos das mulheres. Esther Dweck, além de chefiar o MGI, é a atual presidenta do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD).
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido CLAD e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o MGI e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
Credenciamento de imprensa:
Devido à presença da primeira-dama, haverá um esquema reforçado de segurança e a circulação dentro do auditório será restrita. Pedimos, por gentileza, que realizem o credenciamento prévio por meio do link abaixo e cheguem cedo, pois a lotação da área destinada à imprensa será por ordem de chegada. Após a lotação do auditório, os jornalistas serão encaminhados para um comitê de imprensa instalado no primeiro andar, onde terão oportunidade de acompanhar a palestra de forma virtual.
SERVIÇO
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Atividade: “Estado, Inclusão e Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas”
Data: quinta-feira (28/11), às 9h
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF
Programação: https://clad.enap.gov.br/