Será realizado, no dia 9 de agosto, na Enap, o lançamento das coleções de livros Governo e

Políticas Públicas e Metodologias de pesquisa. As coleções reúnem livros produzidos por especialistas que se dedicaram a produzir material didático e atualizado para estudantes, pesquisadores e profissionais do campo de administração pública e políticas públicas.

Confira a programação:

14h Abertura do evento

14h15 Mesa Redonda da Coleção de Governo e Políticas Públicas - Desafios para o desenho e implementação de políticas públicas

16h Mesa Redonda da Coleção de Metodologia de Pesquisa - O uso de metodologias de pesquisa para a produção de evidências em políticas públicas

17h30 Encerramento e coquetel de confraternização

O evento será transmitido ao vivo pelo link assiste.enap.gov.br

Sobre os livros:

Coordenação de Políticas Públicas - Celina Souza - Este livro foca no papel central da coordenação para a construção de soluções pelo governo. Os aspectos organizacionais e políticos estabelecem a legitimidade necessária para que lideranças desempenhem esse papel central.

Desenho de Pesquisa - Glauco Peres da Silva - O desenho é uma das fases mais importantes do planejamento de pesquisa. Neste livro, pesquisadores e implementadores de políticas públicas encontrarão as bases para a construção de um trabalho rigoroso e informado.

Federalismo e Políticas Públicas - Márcia Miranda Soares e José Angelo Machado - O federalismo é um tipo de organização do Estado que busca a descentralização de poderes e competências para atores subnacionais. Compreender os arranjos institucionais do federalismo significa compreender o interesse dos diversos atores e os resultados territoriais no que diz respeito ao processo de formulação e implementação de políticas públicas.

Formulação de Políticas Públicas - Ana Cláudia Niedhardt Capella - A construção de soluções para problemas públicos é constituinte dos temas centrais do estudo das políticas públicas. Formular políticas envolve compreender os múltiplos fluxos de agendas, os processos de bloqueio e os equilíbrios alcançados entre os interesses e perspectivas dos diversos atores afetados. Políticas públicas bem formuladas usam instrumentos que constroem pontes com a sociedade e organizam os diversos processos envolvidos na implementação.

Introdução à análise qualitativa comparativa e aos conjuntos fuzzy (FSQCA) - Admir Antonio Betarelli Junior e Sandro de Freitas Ferreira - A análise de políticas públicas se baseia fortemente em variáveis qualitativas, bem como em um pequeno número de observações ("N" pequeno). Por isso, muitas vezes técnicas estatísticas tradicionais não dão conta desafios desse tipo de análise. A técnica específica usada no livro, de conjuntos fuzzy, também traz vantagens com relação à técnica de crisp sets, que se concentram em variáveis qualitativas dicotômicas. Por essas razões, o livro oferece de forma clara e fácil de usar, uma ferramenta poderosa de análise de políticas públicas.

Poder de agenda - Fabiano Santos e Mariana Borges - A estrutura institucional regula o processo de tomada de decisão e delimita os atores que têm poder de agenda. O poder de agenda de uma política pública depende dessa estrutura institucional do processo de tomada de decisão. Compreender essa estrutura institucional é uma ferramenta útil para gestores públicos formularem políticas e avaliarem as condições políticas pelas quais uma política pode ou não entrar na agenda pública.

Políticas públicas e relações internacionais - Carlos Aurélio Pimenta de Faria - A globalização fomentou mecanismos de cooperação que compreendem complexas redes de organizações internacionais que difundem perspectivas e práticas sobre políticas públicas. A governança global pressupõe que políticas públicas nacionais são facilitadas quando relacionadas a redes, comunidades epistêmicas e movimentos transnacionais. Essa governança global desafia os gestores públicos para saberem lidar com os processos de difusão e se inserirem nessas complexas redes, de modo a aprimorar os mecanismos de formulação e implementação de políticas em contextos nacionais.

Process tracing nas ciências sociais: fundamentos e aplicabilidade - Eleonora Schettini Martins Cunha e Carmem E. Leitão Araújo - process tracing é uma das boas técnicas advindas de um movimento por uma maior formalização das técnicas qualitativas na ciência política. A principal distinção do process tracing como técnica de pesquisa é o seu foco nos mecanismos causais das decisões, e no nosso caso de interesse, das decisões no ciclo de políticas. Por isso, o livro traz um conhecimento valioso para os que querem entender o processo decisório dentro das políticas públicas.

Modelo de equações estruturais: uma introdução aplicada - Jorge Alexandre Barbosa Neves - A técnica de equações estruturais tem sido utilizada há algumas décadas em ambientes com causalidade complexa. Esse ambiente metodológico, onde as variáveis de explicação têm correlação entre si e a causalidade conta com construtos teóricos, necessita de tratamento especial. Por sua natureza, a análise e avaliação de políticas públicas necessitam de ferramentas que possibilitem a análise de suas peculiaridades no campo quantitativo. Nesse contexto, o livro é uma ferramenta poderosa na área de análise de dados para políticas públicas, trazendo caminhos para uma maior qualidade na análise dos dados.

Análise de Redes em Ciências Sociais - Silvio Salej Higgins e Antonio Carlos Ribeiro - A análise das interações humanas coletivas, em seu componente mais fundamental, se trata da relação entre mais de duas pessoas. Por esse prisma, a formação e conformação dessas interações se dá através de redes sociais, e a sua análise é uma das contribuições originais da sociometria. No campo das políticas públicas, a importância das redes entre os atores tem tido papel explicativo registrado no ciclo da política, desde a formação de agenda, até a implementação e consequentemente nos resultados atingidos por essas políticas. Por último, a existência de um manual que ensina a realizar de forma prática um estudo na área de redes, traz um instrumento poderoso para o estudo das políticas públicas.