As inscrições para a quinta edição do LideraGOV estão abertas até 2 de fevereiro de 2025. Com início em abril e término em dezembro, essa edição do curso oferece 50 vagas e será realizada majoritariamente em formato remoto, com encontros semanais regulares. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o programa é voltado para o desenvolvimento de lideranças na Administração Pública. Mais do que um simples curso, o LideraGOV tem transformado carreiras e ampliado horizontes.
Nas quatro edições anteriores, o programa recebeu 2.657 inscrições, selecionou 241 participantes e capacitou 239 servidores públicos de 75 órgãos em diversas regiões do Brasil. Para Leandro Bahia, chefe de gabinete na Superintendência de Gestão Interna da Informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e egresso da primeira turma, o Programa foi transformador. “O LideraGOV não só me deu boas oportunidades profissionais, mas também me ajudou a identificar pontos que eu precisava mudar, tanto na minha atuação profissional quanto na minha relação com familiares e amigos. Foi uma excelente oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para cargos de liderança”, ressalta.
Maristela Carvalho, coordenadora do LideraGOV na Enap e egressa do programa, destacou a relevância estratégica da iniciativa para a Administração Pública Federal. “O LideraGOV foi criado para renovar nossas lideranças, formando gestores públicos profissionais, inovadores e preparados para enfrentar os grandes desafios do Brasil. Desde o início, o programa foi estruturado com base em pesquisas e referências, incluindo a visão da OCDE, que aponta que o desenvolvimento de um país está diretamente relacionado à capacidade de gestão e liderança de seus gestores públicos. Inovamos continuamente, com estratégias pedagógicas como mentorias e acompanhamento próximo, garantindo que os participantes estejam prontos para transformar a realidade brasileira”, afirma.
O servidor do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marcelo Cabreira Bastos integrou a segunda turma e destaca o impacto do aprendizado comportamental promovido pela iniciativa. “O principal impacto foi o desenvolvimento de competências comportamentais e a criação de redes de relacionamento. Após o curso, passei a atuar como professor e facilitador do LideraGOV e em outras capacitações na Enap. Hoje, busco entregar mais e melhor para o serviço público. Para mim, o Programa promove um processo de ganha-ganha-ganha: ganha o servidor, ganha a Administração Pública e ganha a sociedade como um todo.”
A egressa da terceira turma e especialista em regulação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Laís Palazzo Almada, destaca que o maior legado do Programa foi a mudança de visão sobre liderança. “O maior legado da formação é uma nova visão sobre o que é ser líder e os laços fortes que se formam no caminho”, afirma. A turma de Laís registrou ascensão profissional imediata de 20% de seus participantes.
Em 2024, a quarta turma, chamada de LideraGOV 4.0, foi composta exclusivamente por pessoas negras. A iniciativa contribuiu para implementar o Decreto nº 11.443/2023, que determina a reserva de 30% dos cargos de liderança para pessoas negras. Juliana Azevedo Pacheco, técnica administrativa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) há 19 anos, foi uma das participantes e descreveu o impacto do curso como uma experiência de “aquilombamento”. “Chegar numa turma em que todas as pessoas eram negras foi uma experiência de pertencimento e reflexão sobre toda a minha jornada. Saí do LideraGOV com um olhar empático, de alta gestão, e com um reconhecimento dentro do meu órgão sobre as minhas potencialidades”, conta.
Os relatos dos participantes se somam às premiações. Juntos, os dados e declarações de egressos, gestores e facilitadores do programa materializam o sucesso da iniciativa. Em 2024, o LideraGOV foi agraciado com o Prêmio Espírito Público, que reconhece e valoriza profissionais públicos com grandeza e determinação para promover melhorias efetivas na sociedade. Nesse mesmo ano, a egressa Tatiana Maria Araújo da Fonseca conquistou o 1º lugar na categoria Saúde. Já em 2023, o programa recebeu o 2º Prêmio Convergência, uma iniciativa da Conexão Inovação Pública, rede dedicada a estimular o engajamento e o aperfeiçoamento de agentes públicos, com o objetivo de oferecer melhores serviços à população.
Diversidade e Inclusão na 5ª Edição
A quinta edição do LideraGOV reforça o compromisso com a diversidade e inclusão. O Programa segue o modelo de ações afirmativas, com a seguinte reserva de vagas:
-
40% para pessoas negras;
-
8% para pessoas com deficiência;
-
4% para indígenas;
-
4% para quilombolas; e
-
4% para pessoas trans.
Além disso, o Programa assegura a paridade de gênero e busca contemplar servidores das mais diversas instituições públicas, áreas de atuação e regiões do Brasil. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizado colaborativo e interinstitucional.
Segundo Sílvia Barros, gestora do LideraGOV no MGI, essa perspectiva é essencial. “O LideraGOV enfatiza que a gestão de excelência vai além de cargos ou posições de liderança; ela transforma os cenários desafiadores da Administração Pública e alinha o trabalho aos anseios da sociedade.”
As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2025 pelo site da Enap. O Programa é uma oportunidade única para servidores públicos que desejam desenvolver competências técnicas e comportamentais, impulsionar suas carreiras e contribuir para uma Administração Pública mais eficiente e inclusiva.
Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.