Inscrição cancelada com sucesso!

Com duração de uma semana, capacitações intensivas foram realizadas, na sede do INSP, na França

No mês de outubro, quatro dirigentes públicos  brasileiros participaram de capacitações em Paris, com bolsas de estudos oferecidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto Nacional do Serviço Público da França (INSP), em parceria com a Embaixada da França em Brasília.

Os cursos Leardership and Management: transforming public administration (Liderança e Gestão: transformando a administração pública) e Urban Management and Sustainable Development (Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável) foram realizados na sede do INSP, na capital francesa.

O INSP é a instituição de referência para recrutamento, formação inicial e formação contínua dos altos funcionários e dirigentes do Estado francês. Os cursos intensivos contaram com a participação de gestores líderes de outros países com ampla experiência em suas referidas áreas de atuação.

“É uma oportunidade única de acesso a uma das mais prestigiadas instituições de formação de líderes públicos no mundo. O INSP, sucessor da renomada École Nationale d'Administration (ENA), oferece um ambiente de aprendizado intensivo e promove a troca de experiências e práticas inovadoras entre gestores de diversos países”, afirmou Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap.

Os participantes tiveram a oportunidade de acessar especialistas e professores dos campos da gestão governamental e de políticas públicas. Além disso, puderam vivenciar a experiência de estudo no exterior a partir de uma abordagem internacional, aliando prática e teoria em suas áreas.

Bartira Tardelli foi uma das bolsistas selecionadas e embarcou para Paris para participar do curso Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, a Diretora do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil atua na agenda de apoio a estados e municípios para realização de contratos de concessão e Parceria Público-Privada em setores de infraestrutura urbana e social.

“Conhecer as experiências de outros países na pauta de desenvolvimento urbano é extremamente importante para meu trabalho, principalmente para o planejamento de ações de assistência técnica aos entes subnacionais no Brasil”, explicou.

Para Bartira, um dos pontos de destaque do curso do INSP foi a possibilidade de aprender como as cidades francesas estão realizando os investimentos para atendimento das necessidades sociais e ambientais atuais, principalmente como resposta às mudanças climáticas.

Já o servidor Diogo Luiz da Silva, secretário de Controle Interno da Advocacia-Geral da União (AGU), foi um dos selecionados para a bolsa de estudos para o curso Liderança e Gestão: transformando a administração pública.

"Foi interessante entender como o Ministro da Função Pública, Simplificação e Transformação da Ação Pública da França está capitaneando a transformação digital no país. Tivemos oportunidade de conversar com as lideranças à frente dessas ações e ver como estão apostando nas startups para mover essa transformação, impulsionando a participação dessas instituições no processo. A troca de experiências entre representantes de diferentes países também foi um aspecto relevante do curso", ressaltou.

 Processo seletivo

O processo seletivo foi realizado em duas fases: uma pré-seleção realizada pela Enap, que exigia o envio do currículo SouGov e de carta de motivação em inglês, e a submissão das candidaturas pré-selecionadas pela Enap à aprovação do INSP, com envio dos documentos necessários para seleção final. 

Para participar dos cursos foram selecionados quatro servidores públicos em cargos de liderança a partir de FCE e CCE 13 ou equivalentes, do Executivo Federal. Houve ainda a reserva de 50% de vagas para pessoas negras e a observação da diversidade de órgãos.