No mês de outubro, quatro dirigentes públicos brasileiros participaram de capacitações em Paris, com bolsas de estudos oferecidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto Nacional do Serviço Público da França (INSP), em parceria com a Embaixada da França em Brasília.
Os cursos Leardership and Management: transforming public administration (Liderança e Gestão: transformando a administração pública) e Urban Management and Sustainable Development (Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável) foram realizados na sede do INSP, na capital francesa.
O INSP é a instituição de referência para recrutamento, formação inicial e formação contínua dos altos funcionários e dirigentes do Estado francês. Os cursos intensivos contaram com a participação de gestores líderes de outros países com ampla experiência em suas referidas áreas de atuação.
“É uma oportunidade única de acesso a uma das mais prestigiadas instituições de formação de líderes públicos no mundo. O INSP, sucessor da renomada École Nationale d'Administration (ENA), oferece um ambiente de aprendizado intensivo e promove a troca de experiências e práticas inovadoras entre gestores de diversos países”, afirmou Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap.
Os participantes tiveram a oportunidade de acessar especialistas e professores dos campos da gestão governamental e de políticas públicas. Além disso, puderam vivenciar a experiência de estudo no exterior a partir de uma abordagem internacional, aliando prática e teoria em suas áreas.
Bartira Tardelli foi uma das bolsistas selecionadas e embarcou para Paris para participar do curso Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, a Diretora do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil atua na agenda de apoio a estados e municípios para realização de contratos de concessão e Parceria Público-Privada em setores de infraestrutura urbana e social.
“Conhecer as experiências de outros países na pauta de desenvolvimento urbano é extremamente importante para meu trabalho, principalmente para o planejamento de ações de assistência técnica aos entes subnacionais no Brasil”, explicou.
Para Bartira, um dos pontos de destaque do curso do INSP foi a possibilidade de aprender como as cidades francesas estão realizando os investimentos para atendimento das necessidades sociais e ambientais atuais, principalmente como resposta às mudanças climáticas.
Já o servidor Diogo Luiz da Silva, secretário de Controle Interno da Advocacia-Geral da União (AGU), foi um dos selecionados para a bolsa de estudos para o curso Liderança e Gestão: transformando a administração pública.
"Foi interessante entender como o Ministro da Função Pública, Simplificação e Transformação da Ação Pública da França está capitaneando a transformação digital no país. Tivemos oportunidade de conversar com as lideranças à frente dessas ações e ver como estão apostando nas startups para mover essa transformação, impulsionando a participação dessas instituições no processo. A troca de experiências entre representantes de diferentes países também foi um aspecto relevante do curso", ressaltou.
Processo seletivo
O processo seletivo foi realizado em duas fases: uma pré-seleção realizada pela Enap, que exigia o envio do currículo SouGov e de carta de motivação em inglês, e a submissão das candidaturas pré-selecionadas pela Enap à aprovação do INSP, com envio dos documentos necessários para seleção final.
Para participar dos cursos foram selecionados quatro servidores públicos em cargos de liderança a partir de FCE e CCE 13 ou equivalentes, do Executivo Federal. Houve ainda a reserva de 50% de vagas para pessoas negras e a observação da diversidade de órgãos.