Nesta terça 7 foram mais de 60 atividades só no período da manhã, incluindo a presença do icônico Zé Gotinha

31T7A0915 102 1

Começou mais cedo o segundo dia de programação da Semana de Inovação. Logo às 8h30 já foi iniciada a primeira oficina: Mapa de Conexões: sinergias para inovações do serviço público - promovida em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento ofereceu mais de 60 atividades aos participantes, vindos de todos os estados do país.

Ainda no início da manhã, houve o lançamento da publicação República em Notas, no palco Experiência Inagov, de Gabriela Lotta. ”O livro é baseado em princípios republicanos, pois para a melhoria  da sociedade brasileira é preciso aprimorar os processos e a forma como  as pessoas trabalham”, disse Lotta durante o lançamento. Ela ressaltou que ainda é preciso melhorar a imagem do servidor público, pois reina no imaginário comum que o servidor é um “marajá”.  O livro tem a função de informar o que é ser um servidor público e sua importante missão para a sociedade brasileira. 

A experiência de volta à infância foi proporcionada quando Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil presente na vida de diversas gerações, marcou presença e posou para fotos com participantes do evento. O momento fotográfico - Meet & Greet - aconteceu logo após Zé Gotinha sair do palco, onde esteve ao lado de autoridades para celebrar os 50 anos do Plano Nacional de Imunização. 

O personagem mais uma vez personificou a mobilização para que as pessoas confiem nas vacinas e sigam os calendários vacinais responsáveis por eliminar diversas doenças, como foi o caso das doses de reforço da Covid. A presidenta da Escola Nacional da Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, ressaltou que, graças às vacinas, é possível que hoje se realize um evento como o da Semana da Inovação, de forma presencial (no auge da pandemia, o evento ocorreu on-line). 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ

Governança de Dados na Índia: desafios similares ao do Brasil?

21T7A0001 670

A palestra internacional do especialista em tecnologia, Rahul Matthan, promoveu o debate sobre a governança de dados e a infraestrutura pública digital da Índia, comparando desafios e avanços com a realidade brasileira. “Apesar de o Brasil estar distante da Índia, meu objetivo no evento é mostrar que os dois países têm familiaridade: ambos criam uma infraestrutura semelhante”, enfatizou Rahul Matthan.

Gerenciamento do Estresse

“Nós não somos só processos… nós somos pessoas!”, afirmou Klícia Giselle de Souza Costa, durante palestra para servidores de altas competências no segundo dia da Semana de Inovação. Segundo a especialista, o trabalho institucional é alicerçado basicamente em relações humanas. Portanto, é importante que os servidores tenham consciência de suas capacidades e, sobretudo, de suas limitações. 

Oficina sobre a reconstrução de governos proativos

A importância de reconstruir governos proativos foi debatida com os especialistas Beatriz Vasconcellos, João Sigora e Santiago Amador. “A proatividade traz uma mudança de paradigma para a reconstrução do governo, além de todas as reformas mais estruturantes que devemos fazer, utilizando-se de todas as possibilidades que estão vindo da era digital, como devemos utilizar a tecnologia deste momento para antecipar questões e prestar serviços de forma diferente”, destacou Vasconcellos.

Durante o encontro, João Sigora acrescentou que no corredor do mundo já perceberam que não basta ser digital e facilitar o acesso do cidadão nos serviços públicos é necessário ser proativo. “O que trazemos para esta oficina é um pouco do que estamos vendo ao redor do mundo, diferentes governos tentando a experiência do cidadão mais personalizada, interessante e eficiente na resolução de seus problemas”.

Além dos “Likes”

O auditório lotado  atraiu bem mais do que os esperados profissionais da comunicação. Servidores públicos e outros queriam ouvir o que a Enap está fazendo para conseguir engajar as pessoas nas redes e aumentar, em média, 21 mil novos seguidores por ano. A palestra "Além do Like - Desvendando as estratégias de comunicação da Enap nas redes sociais e suas implicações para o setor público", apresentou as estratégias aplicadas no ambiente virtual para garantir engajamento. As discussões sobre o tema foram conduzidas por Daniela Medeiros, Coordenadora de conteúdo e Camylla Gauzzi, editora de conteúdo, ambas da Assessoria de Comunicação da Enap.

Conteúdo relacionado

Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Enap promove lançamento do Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável 2030

Iniciativa marca momento de urgência climática e propõe caminhos para proteção do planeta

Publicado em:
16/11/2023