A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019,

traz em seus pressupostos político-pedagógicos e institucionais a concepção de que governar em um contexto democrático implica a capacidade de incorporar e processar interesses e demandas amplamente diversificados, compartilhando poder e responsabilidade com a sociedade e os(as) usuários(as) dos serviços públicos, tanto nos momentos de escolha das prioridades e estratégias quanto no acompanhamento e na avaliação da ação pública.

Diante deste contexto, o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento apresenta-se como uma alternativa para dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de agentes públicos para um alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro.

Atualmente em sua segunda turma, o Mestrado Profissional contribui para que seus egressos sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, em instituições públicas e de problematizar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, a concepção do Mestrado volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um local de reflexão no governo federal sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI.

Com carga horária de 540 horas, o curso é constituído por disciplinas e mecanismos de construção de competências orientados para a resolução de problemas concretos do setor público brasileiro, seguindo metodologias de aprendizagem coerentes com os pilares do ensino-aplicação, da pesquisa e da extensão, recomendados pela Enap.

A grade curricular do curso apresenta as seguintes disciplinas obrigatórias:  Sistema Político Brasileiro; Estratégias Comparadas de Desenvolvimento; Finanças Públicas, Alocação Orçamentária e Agregação de Valor; Análise de Políticas Públicas; O Debate Contemporâneo sobre Gestão Pública e Governança; Metodologia de Pesquisa; Seminário de Pesquisa e Tópicos Especiais II.

O Mestrado é oferecido gratuitamente a servidores(as) ocupantes de cargo efetivo em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, das Forças Armadas Federais e a concursados(as) ocupantes de cargo efetivo em empresas públicas federais. Para admissão no curso, é  valorizada a experiência profissional prévia no setor público e, em especial, a aderência entre a área de atuação do(a) aluno(a) e seu projeto de pesquisa ou de intervenção.


Leia também: Programa de Especialização oferecerá seis novos cursos para servidores públicos federais