Os cursos que compõem a capacitação estão disponíveis na Escola Virtual de Governo da Enap (EV.G)


Gestores educacionais da área de alfabetização têm a partir de agora uma oportunidade de se capacitarem de forma gratuita e totalmente online. A Enap, em parceria com o Ministério da Educação e o seu programa Tempo de Aprender, lançou, nesta quarta-feira (30), a  Certificação Avançada para Gestores Educacionais da Alfabetização

Destinada a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais, a capacitação tem como premissa a convicção de que investir nesses gestores é fundamental para garantir o direito à educação a milhares de brasileiros. O programa é aberto a todos os interessados. 

"O foco é prático. Estamos olhando para o dia a dia do gestor escolar, e o foco é na solução, nos resultados, e no aluno. Estamos olhando para aquilo que o gestor precisa, as ferramentas para lidar com seus problemas”, afirmou o presidente da Enap, Diogo Costa.

O curso vai permitir que o gestor escolar seja um profissional versátil, familiarizado com temas de caráter organizacional, de gestão de pessoas, de acompanhamento pedagógico e tantos outros, que devem se articular para a promoção da aprendizagem dos estudantes. 

A certificação avançada é composta por seis cursos. Os interessados devem se inscrever em cada curso e realizá-los gradualmente. Assim, caso aprovado em todos eles, automaticamente terá direito a sua certificação avançada com a carga horária total de 72 horas.

Sobre o Tempo de Aprender - é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.