A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou na terça-feira (14/1) a antecipação dos resultados do Concurso Nacional Unificado (CPNU) para o dia 4 de fevereiro, uma semana antes do prazo anterior. No dia 4 de fevereiro serão divulgados o resultado final dos candidatos do Bloco 8 (nível médio), a primeira lista de classificação para cada cargo dos candidatos inscritos dos Blocos 1 ao 7 (nível superior) e a primeira lista de convocação para os cursos de formação. A ministra também anunciou para esta quarta-feira (15/1) a publicação do edital específico que vai reger os cursos de formação para nove cargos de nível superior.
No dia 4 de fevereiro, os candidatos que concorreram ao bloco 8 terão acesso à lista definitiva de classificação para todos os cargos. Além da lista de classificação, para os blocos 1 ao 7, cada candidato saberá sua nota individual e sua situação para cada cargo ao qual concorreu: se está classificado - e em que posição - ou se não passou. Na mesma data, 2.305 pessoas serão chamadas para os cursos de formação.
“Esse foi um concurso que primou pela inclusão. Tivemos pessoas inscritas em 5.555 municípios de todo o país, com cerca de 600 mil isenções, 400 mil pessoas concorrendo às cotas e quase um milhão de pessoas fizeram a prova. Portanto, estamos muito satisfeitos com os resultados até agora e bastante ansiosos para o resultado final, para que esses servidores e servidoras possam entrar no serviço público federal e fazer parte das nossas equipes”, disse a ministra. Realizado em agosto de 2024, o CPNU democratizou a possibilidade de acesso ao setor público a 21 órgãos da Administração Pública Federal.
A ministra reforçou o caráter inovador do CPNU e chamou atenção para a sequência de três listas de classificação e convocação para os cursos de formação. Como cada candidato pôde se inscrever em diferentes cargos, as listas podem mudar à medida que os candidatos confirmem ou não sua participação nos cursos de formação. Depois do dia 4, novas listas serão divulgadas nos dias 11 e 18 de fevereiro.
No caso dos candidatos para cargos que demandam cursos de formação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, após a divulgação das notas finais e da classificação, o candidato deverá acessar a página do CPNU e verificar a convocação na sua Área do Candidato. É obrigatória a confirmação de presença no curso de formação. Se o candidato convocado não confirmar sua participação, sua vaga será remanejada para outro candidato na lista do dia 11. A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder SIM à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação.
“Quem responder sim, e for chamado para uma carreira superior em sua preferência, não precisará responder novamente, pois já se entende que o candidato deseja continuar no processo do certame. O candidato que não manifestar interesse em participar de curso de formação no prazo estabelecido estará eliminado da disputa de vagas relativas àquele cargo ou carreira para o qual foi convocado e daquelas abaixo na sua lista de preferência. Prezando a ordem de preferência na inscrição do candidato, quando ele é chamado, automaticamente, ele sai da lista de chamada dos cargos abaixo da sua lista de preferência”, explicou a ministra.
Como cada candidato pode concorrer a diferentes cargos, as listas podem mudar à medida em que os candidatos fazem suas escolhas, portanto serão publicadas três listas preliminares para cada cargo e para os cursos de formação. Os candidatos que receberão seus resultados no dia 4 de fevereiro podem, no máximo, melhorar sua posição conforme suas preferências. Assim, já terão garantido o resultado para a primeira carreira em que forem aprovados. No entanto, caso candidatos de carreiras mais bem posicionadas desistam, eles poderão ser reclassificados para uma carreira de maior preferência, acima daquela para a qual foram inicialmente convocados. Por fim, a lista final de classificados para os blocos 1 ao 7 será no dia 28 de fevereiro.
Dos 6.640 candidatos que serão chamados, 2.305 pessoas farão o curso de formação. Com a antecipação do cronograma, os candidatos poderão se organizar para a etapa final do CPNU, que tem caráter classificatório e eliminatório, e será realizada principalmente na modalidade presencial e em Brasília (DF). Apenas um curso, com 35 vagas, será no Rio de Janeiro (RJ), e um curso em Brasília (com 900 vagas) será híbrido.
Serão convocados para participar dos cursos de formação na modalidade presencial ou híbrida os candidatos aprovados para vagas imediatas nos cargos de:
Modalidade presencial (Brasília - DF):
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) - 150 vagas
Analista de Comércio Exterior (ACE) - 50 vagas
Analista em Tecnologia da Informação (ATI) - 300 vagas
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) - 500 vagas
Analista de Infraestrutura (AIE) - 300 vagas
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL) - 40 vagas
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (ANTAQ) - 30 vagas
Modalidade híbrida (Brasília - DF):
Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) - 900 vagas
Modalidade presencial (Rio de Janeiro - RJ):
Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS) - 35 vagas
Os candidatos inscritos nos cursos de formação poderão receber, mensalmente, durante o período de formação, a título de auxílio financeiro, 50% da remuneração inicial do cargo para o qual estão realizando o curso de formação, caso não sejam servidores públicos federais e tenham optado pelo recebimento do vencimento do seu cargo efetivo.
Cronograma atualizado
4 de fevereiro: Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8 e divulgação de notas finais e primeira convocação para cursos de formação;
4 e 5 de fevereiro: Prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação;
11 de fevereiro: Segunda convocação para curso de formação;
11 e 12 de fevereiro: Prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação;
18 de fevereiro: Terceira convocação para curso de formação;
18 e 19 de fevereiro: Prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação;
28 de fevereiro: Publicação da lista de candidatos convocados para matrícula nos cursos de formação.
Formação Inicial de Carreiras da Enap
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é referência na formação e capacitação de servidores públicos federais em nível nacional. No âmbito do Concurso Público Nacional Unificado – CPNU, a Enap promoverá os cursos de formação de cinco carreiras específicas:
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental;
- Analista de Infraestrutura;
- Analista Técnico de Políticas Sociais;
- Analista em Tecnologia da Informação;
- Analista de Comércio Exterior.
A formação visa preparar o/a candidato/a para aplicar conhecimentos sobre administração pública e desenvolver as competências transversais para um setor público de alto desempenho e aquelas específicas para o exercício do cargo, orientados por valores democráticos e princípios de direitos humanos, ética, equidade, sustentabilidade, inclusão e foco nos resultados para o cidadão.
Para mais informações sobre os cursos de formação inicial do CPNU na Enap acesse: https://enap.gov.br/pt/cursos/formacao-inicial/.
Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).