O Programa Executivo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), batizado de “E20+5”, promoveu uma oficina de integração, nesta quarta-feira (30), para os 25 servidores da Instituição que participam da especialização exclusiva, com mentoria e curso de idiomas, além da possibilidade de um estágio internacional.
Lincoln Moreira, diretor de Gestão Corporativa (DGC) da Escola, foi o convidado especial da Oficina Checkpoint. Ele abordou a atual gestão e frisou a importância de capacitar os servidores da Escola para o futuro.
"Quando a gente fala sobre fortalecimento de vínculo e articulação coletiva para construir um legado, talvez esta seja a maior esperança nesse grupo. Esse é um Programa da Escola. Aprender a trabalhar coletivamente para construir um legado é aquilo que vai manter vocês unidos além da missão da Instituição", comentou Moreira.
O diretor ainda lembrou que os talentos do E20+5 têm papel de "questionar, colaborar, debater e, acima de tudo, construir o futuro da Escola". "A tomada de decisão influencia o resultado de amanhã. E é por isso que a gente aposta tanto nesse grupo, não só para terminar o E20+5, mas para conduzir projetos que são estruturantes na missão da Escola para a nossa sociedade."
Com duração de 3 horas, a oficina propôs uma imersão prática e colaborativa que vai além do conteúdo: é uma oportunidade para os participantes revisitarem sua trajetória de desenvolvimento, fortalecerem vínculos de confiança e articularem coletivamente o legado que desejam construir.
Programa Executivo da Enap (E20+5)
O Programa Executivo E20+5, modelo pioneiro no Governo Federal, é uma iniciativa da Enap que selecionou 15 servidoras e 10 servidores para uma formação de lideranças estratégicas no serviço público.
Com foco em inovação, gestão e políticas públicas, o Programa seleciona talentos internos da Escola para uma jornada de dois anos que combina teoria e prática, mentoria, formação internacional e desenvolvimento de competências de liderança.
O objetivo do E20+5 é fortalecer a atuação institucional da Enap e preparar servidores e servidoras para desafios complexos, promovendo um Estado mais eficiente, diverso e comprometido com a entrega de valor à sociedade.
O lançamento da primeira edição aconteceu em abril deste ano. “O E20+5 não é um programa só de capacitação, é um programa modelo de formação de talento e sucessão aqui na Escola e que vai servir de exemplo para toda a Esplanada, com certeza", exaltou, na ocasião, a presidenta da Enap, Betânia Lemos.