A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu, nesta terça-feira (24), o secretário especial adjunto da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Marco Aurélio de Barcelos Silva. Ele esteve na Escola para ministrar uma palestra para os alunos do Curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local.


Durante sua exposição, Silva falou sobre a gestão compartilhada de consórcios e de Parcerias Público-Privadas (PPP), e apresentou tópicos que podem ser empreendidos para as PPPs sejam uma realidade nas prefeituras. Segundo o especialista, os gestores locais precisam adotar medidas que de fato promovam mudanças nas suas localidades. "Sem engajamento e parcerias é impossível manter e oferecer serviços públicos de qualidade", disse.

O curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local é distribuído em quatro áreas de concentração: Gestão Metropolitana, Planejamento Urbano, Infraestrutura e Gestão Local. Tem o objetivo de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.

Visa também a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos, sejam obrigatórias ou discricionárias, em especial a rede do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).