Processo seletivo contou com elevado grau de qualificação dos candidatos; no total, foram 987 interessados e 358 inscritos 

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro passa a contar com novos coordenador-geral de governo digital, coordenador-geral de relacionamento com o cidadão e coordenador técnico de proteção de dados. A nomeação de André Rodrigues Ceciliano, Luciana de Castro e Ana Paula Vasconcellos da Silva, respectivamente, aconteceu em junho e agosto de 2021. Todos são cargos são posições estratégicas de liderança e foram selecionados pelo processo de pré-seleção conduzido pela Enap. 

No total, 987 candidatos de 13 estados diferentes manifestaram interesse no certame. Ao final, foram 358 inscritos, dos quais 88% eram do Rio, 7% de São Paulo e 3% dos demais estados. Um ponto que chama atenção é o elevado nível de formação dos candidatos: mais da metade (52%) dos inscritos possuíam pós-graduação; 22%, mestrado; 7%, doutorado. Além disso, 3% possuíam formação específica na área tecnológica. A distribuição de gênero foi equilibrada em todas as posições. 

Dos candidatos que cumpriram todos os requisitos, 11 deles, ainda que não tenham sido selecionados para esse processo seletivo, passaram a integrar um banco de profissionais junto à Secretaria de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, e poderão ser acionados para posições futuras.

Esse foi o primeiro processo conduzido pela Enap para a profissionalização na escolha de dirigentes em nível municipal. Em março, a Enap lançou processo seletivo para preencher três vagas na Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, da Secretaria de Governo e Integridade Pública na Prefeitura do Rio de Janeiro. 

A seleção contou com suporte de tecnologia por meio de plataforma de recrutamento e seleção com uso de Inteligência Artificial , Esta inovação permitiu um processo seletivo ágil com match entre o perfil das posições e candidatos qualificados, com espírito público, que buscam colocação na administração pública. 

Em termos de divulgação, as mídias sociais desempenharam um importante papel na divulgação das vagas. O maior canal de disseminação foi o Linkedin (38%), seguido pelo whatsapp (16%) e demais mídias sociais (7%). Outros canais apontados foram: Google (12%), Indeed (8%), indicação de amigos/colegas (6%), Portal Enap (2%) e outros (11%). Este é um diferencial da metodologia utilizada pela Enap, onde a instituição investe em estratégias de busca ativa por candidatos, assim garantindo os perfis mais alinhados a cada posição.

 

Como funciona a plataforma de seleção da Enap

A metodologia do GNova Pessoas – área responsável pelas seleções na Enap – baseia-se na avaliação de competências comportamentais (soft skills), com recrutamento abrangente, análise da trajetória profissional apoiada por inteligência artificial e entrevista, quando os candidatos recomendados na avaliação comportamental estão aptos para realização de entrevistas finais com os órgãos demandantes.

O objetivo é levar a expertise da Escola para a profissionalização dos processos seletivos e escolha de profissionais qualificados para o exercício de atividades de liderança e chefia a estados, municípios e diversos órgãos da administração pública federal. Até junho de 2021, foram realizados 26 processos seletivos para 32 vagas. No total, foram 3.000 candidatos inscritos. 

Especialmente experiências do Chile, Reino Unido, Estados Unidos e Peru inspiraram a criação da plataforma de seleção da Enap, pois são países referência em seus processos seletivos. O apoio da Enap às instituições públicas se dá na definição da metodologia de seleção, auxiliando na descrição de perfil, competências necessárias e condução das etapas de pré-seleção.

Para realizar processos seletivos competitivos em nível nacional, a Enap utiliza métodos de atração e busca ativa de profissionais para a carreira pública. A plataforma permite alcançar perfis com trajetórias diversas no setor público, academia, setor privado e terceiro setor. Os processos seletivos prezam pela transparência e igualdade de oportunidades, com ampla divulgação nos canais da Enap e observância à legislação vigente. 

"Nos processos de pré-seleção conduzidos pela Enap, buscamos o equilíbrio entre competência e confiança. Buscamos o conjunto profissional mais adequado para cada posição”, esclarece Bruna Éboli, coordenadora de seleção do GNova Pessoas da Enap . Ela destaca que são avaliadas competências como capacidade de gestão, liderança, visão estratégica, com metodologias alinhadas às melhores práticas no tema.

Com apoio de inteligência artificial são avaliadas as informações fornecidas pelos candidatos durante a inscrição quanto à trajetória profissional, formação e cursos afins às áreas de atuação da posição.

Competências do servidor do futuro

Após estudos e benchmarking em mais de 60 países e com instituições nacionais e internacionais, a Enap definiu em 2020 o conjunto de competências essenciais às lideranças no setor público. Todos os processos seletivos passaram a ser orientados por uma nova lógica, valorizando competências comportamentais para colocar as pessoas certas nos lugares certos.  

Além de realizar processos seletivos, a Enap está preparada também para desenvolver capacidades nas organizações para que as equipes sejam qualificadas e disponham dos instrumentos necessários para operar metodologias de processos seletivos.

Confira a experiência de quem já participou destes processos: