O objetivo é profissionalizar a escolha de gestores municipais, de forma isonômica e  transparente 

Prefeituras brasileiras têm um forte aliado para qualificar a ocupação de cargos públicos. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está ajudando gestores municipais a selecionar profissionais para atuarem em cargos de liderança nas administrações das suas cidades.

O Programa Líderes que transformam, da Enap, é inspirado em modernas práticas internacionais dos  sistemas de alta direção públicos, que prevêem a adoção de processos de recrutamento e pré-seleção transparentes e com estratégias de atração e pré-seleção de profissionais, baseadas na capacidade e competências profissionais.

No evento de lançamento do programa para as prefeituras, realizado na última semana, o presidente da Enap, Diogo Costa, disse que a alocação de talentos para estados e municípios é um desafio e uma grande oportunidade. “Desde os anos 1960 nos países desenvolvidos, de 20 a 40% do crescimento do PIB se deu pela melhor alocação de talentos, de capital humano para desempenhar diversas funções. No Brasil não foi diferente”, disse Diogo.

O programa tem como objetivo buscar a melhor adequação entre o perfil profissional e os desafios de cada posição. De acordo com a diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos, equipes motivadas, capacitadas e profissionais são as chaves para o sucesso de qualquer organização. “Queremos construir o futuro do governo e isso acontece com as pessoas. Ela destacou que desde 2019, a Enap já selecionou, por meio desse programa, *37 lideranças* para cargos em comissão, a partir de um banco de mais de *4 mil currículos cadastrados. 

Inspiração 

“A partir do programa a gente aproxima o Brasil das tendências internacionais nos sistemas de alta liderança”, disse a coordenadora do programa Líderes que transformam, Bruna Éboli. “ Desenhamos nossa metodologia olhando as práticas dos países como Chile, Peru, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido. São países que têm papéis muito claros de quem seleciona,  a responsabilidade de quem está demandando a seleção, frentes claras de atuação de atração, pré-seleção e um olhar para o desenvolvimento desses profisionais”, afirmou a coordenadora.

A experiência de quem usa o serviço

A Enap realizou dois processos seletivos para a Prefeitura do Rio de Janeiro, totalizando 15 posições. Na primeira seleção, foram três vagas para cargos de liderança, que tiveram mais de 3 mil inscritos de todas as regiões do Brasil.

O secretário de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tony Chalita, acredita que o programa é uma porta de entrada para captar profissionais de excelência na iniciativa privada, setor público, terceiro setor e academia. “A gente motiva também nossos servidores, que vêem nessas oportunidades uma chance de se requalificar, de usar sua experiência prévia para desempenhar funções novas que por vezes essas suas características não foram aproveitadas ao longo do tempo”, declarou.

O subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio, Bruno Bondarovski, defende que é necessário vencer a luta contra a urgência, característica do setor público. “O processo seletivo não levará uma semana ou 10 dias como quando alguém é indicado. Um bom processo vai levar um ou dois meses, pois precisa passar por várias etapas”. Em compensação, segundo ele, o profissional selecionado vem legitimado e empoderado perante a máquina pública, que muitas vezes questiona os nomeados”, afirmou. 

Como acessar o serviço da Enap

Para obter informações sobre o programa Líderes que transformam, consulte o site da Enap.

Ou assista ao lançamento do programa na íntegra.